2015/12/28

Notícias do Dia

Lâmpadas LED para a cozinha e não só; aterragem de Boeing 777 mostra que não se pode acreditar em tudo o que se vê; browser nos smartphones da Asus virá com Adblock Plus activado de origem; Tickle deixa-te programar o BB-8 e outros robots e brinquedos de forma visual; sistema Dynamic Skip Fire dá uso aos cilindros do motor que forem necessários a cada momento; grupo de consumidores francês exige direito de vender jogos digitais usados no Steam; e a China encontra no terrorismo a desculpa perfeita para a censura.


O Natal já passou mas as nossas prendas continuam, e já está revelada a lista final de prendas até ao final deste ano; sendo que hoje temos para oferecer uma câmara endoscópica USB. Seguem-se as notícias do dia, e caso tenham estado offline nos últimos dias, não deixem de espreitar a secção "XL" no final, com as notícias que podem ter perdido. :)

Spotify quer resolver o problema dos pagamentos dos direitos das músicas




Há muito que se pede uma reestruturação completa do sistema dos direitos que dominam a Indústria musical (e não só), e parece que o Spotify se fartou de esperar e aposta em fazer isso por iniciativa própria. A ideia é modernizar o sistema e torná-lo mais transparente (e justo?), clarificando as situações onde uma mesma música pode ter vários detentores de direitos (por exemplo, dependendo do país onde é ouvida).

Toda e qualquer medida que traga maior transparência nestas questões é bem vinda, nem que seja para que os próprios artistas percebam porque motivo muitos dos milhões que as suas músicas rendem não lhes chegam às mãos.


Conseguirá o Windows manter o interesse dos developers?



Com o Windows 10 a Microsoft prometeu uma plataforma unificada que facilita a vida aos developers. No entanto, coloca-se a pergunta se isso não terá chegado tarde demais, numa altura em que as plataformas mobile se vão tornando cada vez mais atractivas e com promessa de lucros mais imediatos e fáceis.

Conseguirá a Microsoft atrair o interesse dos developers e tornar-se relevante para as próximas décadas? É essa a grande incógnita, e que irá certamente ser posta à prova à medida que as gerações que têm crescido com os tablets e smartphones nas mãos forem chegando ao mercado de trabalho. Será que ainda irão sentir necessidade de um sistema operativo nostálgico cujas origens remontam ao século passado?


2015 foi um ano excelente... para as cassetes



Os poucos fabricantes de cassetes que restam tiveram um ano excelente. Esta tecnologia praticamente extinta continua a ter alguns apoiantes, e há artistas que ainda insistem em lançar as suas músicas neste formato. Sejam quais forem as explicações, os fabricantes que ainda têm capacidade de produzir este nostálgico formato estão contentes com isso, e dizem que o ano de 2015 foi um excelente ano, com um aumento de produção na ordem dos 20%.


OnePlus criticada pela sua campanha de ofertas de 7 dias



A OnePlus parece já não conseguir viver sem polémicas, nem mesmo quando está a oferecer coisas. Na sua campanha de 7 dias de prendas (têm que aprender connosco, com 31 dias de prendas! ;P) a marca tem oferecido alguns produtos ao longo dos dias... mas mediante a técnica de pedir Likes no Facebook e a obrigatoriedade de partilhar o passatempo com mais 3 pessoas. Algo que não só vai contra as regras do Facebook, como não está a agradar a quem não queira "vender" os seus amigos em troca de prémios de valor reduzido.

... Por algum motivo, por cá não exigimos likes nem nada do género, preferindo apostar na criação de uma relação de confiança e em que os leitores saberão retribuir por não serem tratados de forma abusiva. ;)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada - versão XL de Natal





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)