2015/12/23

Seagate diz que discos rígidos continuarão a existir durante os próximos 20 anos


Para qualquer novo computador (ou velho) será altamente recomendável que venha com um SSD, mas a Seagate não está preocupada e acredita que os discos rígidos tradicionais continuarão a ser relevantes durante as próximas décadas.

As vendas de discos rígidos têm vindo a cair lentamente ao longo dos últimos anos, mas a tecnologia neles aplicada não pára de lhes dar capacidades acrescidas. Actualmente já temos discos de 10TB, e já se trabalha para que nos próximos anos essa capacidade aumente ainda mais. Situação que faz com que a Seagate esteja confiante de que os discos rígidos continuarão a ser a melhor opção para o registo de informação durante os próximos 20 anos.

Para quem, como eu, ficou em tempos maravilhado com um computador que vinha equipado com um disco rígido com uns espantosos 20MB(!) - capacidade que, na altura, merecia comentários do tipo "isto nunca se vai conseguir encher na vida!" não deixa de ser um pouco assustador ver o quanto as nossas necessidades de espaço digital cresceram. Só em fotos e vídeos de família facilmente se enchem centenas de gigabytes (espaço pelo qual temos que contribuir para a SPA!) e com a popularização das câmaras Ultra HD, esses valores facilmente se multiplicarão ainda mais ao longo dos próximos anos.

Para quem não quiser confiar os seus dados numa cloud com espaço ilimitado a solução irá certamente passar por continuar a dar uso a estes discos rígidos de maior capacidade, ajudando a comprovar isto que a Seagate refere.

3 comentários:

  1. Tornando-se o h265 mais abundante e o armazenamento da Cloud, os discos que vão vender vai ser mais aos Datacenters.
    Quem experimenta um SSD não quer mais voltar aos HDD a não ser como segundo disco.

    ResponderEliminar
  2. Hmm, não me parece viável o uso de HDD num futuro de 20 anos, pois as vantagens inerentes aos SSD são muito superiores, ou se calhar existirão outras formas de armazenar dados... Certamente disseram isso para não afugentarem os investidores da empresa, o que dá tempo à empresa para pensar numa nova estratégia...

    ResponderEliminar
  3. Na semana passada comprei um disco externo de 5 TB e também não me parece que vá demorar assim tanto tempo a ficar cheio! E como já paguei (antecipadamente) a multa sobre a violação dos direitos de autor á SPA, deduzo que já poderei enche-lo á vontade sem me preocupar! LOL

    ResponderEliminar