2016/01/15

Alemanha diz que função de "encontrar amigos" no Facebook é ilegal


A função de encontrar amigos do Facebook parece não ter conseguido encontrar amizades nos tribunais alemães, que dizem que esta função é abusiva e ilegal.

Sendo o Facebook uma rede social que vive à custa das amizades online, será lógico que disponibilize uma função que ajude a encontrar os amigos que por lá já andam. Isto é feito (para quem quiser) analisando a lista de contactos de um utilizador para ver se nela constam pessoas já registadas no Facebook que queiramos adicionar como amigos. O problema é que, para quem não for utilizador do Facebook, esta funcionalidade enviará um email a pedir que a pessoa se junte ao serviço - e é isso que os tribunais alemães consideram ser o equivalente a spam e ilegal.

Os tribunais consideram isto como uma forma abusiva de publicidade feita à custa dos dados de cada utilizador, uma vez que se trata de um sistema automático e não de um pedido iniciado expressamente pelo utilizador para cada um dos contactos a pedir que se junte ao Facebook. Por isso, os tribunais exigem que o Facebook remova esta funcionalidade na Alemanha - mas imagino que, se o Facebook quisesse ser criativo, facilmente poderia passar a deixar que este processo fosse iniciado manualmente pelo utilizador, contornando as objecções do tribunal - embora não saiba até que ponto é que o Facebook está com paciência para "brincar" com as burocracias Europeias.

Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais, pois passa a considerar-se um abuso que um qualquer desconhecido nos peça amizade ou nos "siga", pois não só está a incomodar-nos como poderá estar a invadir a nossa privacidade. ;P

6 comentários:

  1. Não estou a perceber a tua objecção a esta decisão, o Tribunal apenas considera abusivo o facebook mandar emails para os contactos que não estão ainda no facebook pelo que percebi, e realmente é abusivo.

    Se ele apenas se limitar a encontrar os amigos que já estão no facebook estaria totalmente na lei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que é hoje isto e amanhã é aquilo e quando dermos conta proíbem tudo! E desde quando o spam é um problema ??? Eu cada vez q recebo spam envio para a pasta de spam e acabou. Quase todos os dias recebo spam mas é só um ou outro e no geral o meu correio é bem limpo! E olha que eu quase todos os dias tenho que criar contas na internet e usar a minha conta de e-mal!

      Eliminar
    2. Eu excluí meu faceboock aceitei uma amizade de uma sugestão do fck que era um alemão depois de três dias comecei ser chantageada por uma foto nunca tinha acontecido daí pesquisei o número que ligou era da argentina deu o nome no fck de Elijah Hoffman por Isto não quero mais fck estou tão chateada

      Eliminar
  2. Eu acho que a UE e alguns países europeus embirram em demasia com alguns gigantes tecnológicos (e não só, veja-se o caso dos avisos dos cookies), mas neste caso estou de acordo com este tribunal alemão, esta prática do Facebook é simplesmente spam (mesmo que lá no meio dos termos de serviço o utilizador autorize que o FB envie spam aos seus contactos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não concordo com o spam (por algum motivo nem participo em passatempos que obriguem a "chatear" amigos). Mas aqui acho ridículo por imaginar a forma legal de contornar o requisito, que poderia fazer com que o utilizador ficasse a clicar no ecrã dezenas ou centenas de vezes, para enviar emails sem ser de forma automática.

      Acaba por ir dar ao mesmo que a palhaçada dos avisos dos cookies. Querem fazer as leis fechados nos seus gabinetes, não tendo noção do efeito prático que vão ter (e eventuais adaptações em resposta às mesmas).

      Eliminar
  3. Concordo. E concordo que os convites sejam feitos manualmente, em vez de arrastão para tudo o quanto é contacto.

    ResponderEliminar