2016/01/11

Apple vai abandonar jack áudio no iPhone 7?


Os rumores de que a Apple se prepara para abandonar a ficha tradicional para os headphones não são novos, mas agora aumentam de tom e parecem ser cada vez mais prováveis para o próximo iPhone 7. Situação que já levou à criação de uma petição que se aproxima das 250 mil assinaturas.

Em Junho do ano passado, a chegada de headphones com fichas lightning começou a fazer antever que a Apple se prepararia para dizer o adeus à ficha áudio de 3.5mm, que tem permanecido como standard em praticamente todos os smartphones. Na altura disse que me parecia demasiado cedo para que a Apple desse esse passo (e o iPhone 6S demonstrou-o, chegando com a ficha tradicional); mas para o próximo iPhone 7, que deverá contar com um novo design remodelado, essa possibilidade torna-se bem mais provável.

É uma possibilidade que está a aterrorizar milhares de fãs, havendo já uma petição que se aproxima das 250 mil assinaturas, pedindo que a Apple mantenha a ficha de 3.5mm. Mas, por muito expressivo que pareçam ser os desejos de 250 mil utilizadores, acabam por ser bastante relativos quando se considera que se está a falar de um dispositivo capaz de vender 10 milhões de unidades num fim-de-semana. Para além disso, o historial da Apple já demonstrou que a marca não tem tido problemas em abandonar as ligações que considera estarem obsoletas... o que complica ainda mais a vida a esta ficha que tem sido um standard nas últimas décadas.

Fala-se que a Apple estará a preparar uns AirPod bluetooth que libertarão os utilizadores dos cabos para ouvirem música (faltando saber se passarão a ser fornecidos incluídos de origem com os novos iPhones, ou se serão opcionais); ou em alternativa os utilizadores serão forçados a usar headphones com ficha lightning, ou um adaptador de ficha lightning para jack de 3.5mm.

O abandono da ficha de 3.5mm permitirá à Apple poupar mais alguns milímetros, permitindo criar um iPhone ainda mais fino, a que se somarão as poupanças possibilitadas pela utilização de um ecrã OLED em vez de LCD; e muito provavelmente facilitarão ainda mais que o próximo iPhone 7 seja potencialmente à prova de água (o 6S já quase pode ser considerado à prova de água, embora tal não seja anunciado oficialmente como característica, certamente para evitar abusos).

... Uma coisa está garantida; quer mantenha a ficha de 3.5mm ou a venha a remover, será impossível agradar a todos! :)


3 comentários:

  1. Eu cá acho muito bem, vai ser excelente para o mercado devido aos adaptadores audófilos de alta qualidade que vão surgir.

    (denote-se o sarcasmo)

    ResponderEliminar
  2. Um pau de 2 bicos, com vantagens e desvantagens dos dois lados. Na minha opinião destaca-se pela positiva a possibilidade de termos "smart headphones" (um pouco como a capa com bateria que a Apple se lembrou de lançar) e melhor qualidade de audio e pela negativa a possível necessidade de adaptadores (mais uma coisa para encher facilmente os bolsos da Apple) e o quanto isto iria tornar irrelevante um iPhone mais fino (para que ser mais fino se vamos ter a espessura/volume extra do adaptador?).
    Uma manobra tipicamente Apple de "out with the old, in with the new" onde eles tentam forçar um novo standard. Pessoalmente, sou a favor da saída do jack audio SE isso tornar o iPhone mais fino e SE vierem incluídos na caixa EarPods Lightning.

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que eles vão fazer isso, senão já tinham começado a preparar os MacBooks e o iPad Pro.

    Mas devem querer estimular o negócio de DACs e headphones Lightning.

    ResponderEliminar