2016/01/17

Batota do dieselgate explicada por hackers


A VW já disponibilizou um vídeo a tentar demonstrar a sua transparência quanto ao caso dieselgate, mas a sua "boa vontade" não dá as respostas técnicas que qualquer pessoa mais curiosa gostaria de saber. Felizmente, há aqueles que deitam mãos à obra e partilham com o mundo aquilo que descobriram.

A VW tem dito apenas que irá fazer uma actualização "mágica" do firmware dos seus carros e que tudo ficará resolvido. Uma promessa que não deixa bastante intrigados todos os que gostam de saber mais em detalhe quais as alterações que pretendem fazer e quais os potenciais efeitos secundários (pois afinal... se era algo tão simples, porque se teriam dado ao trabalho de fazer tamanha fraude com impacto ambiental tão gravoso?)

A apresentação que vos trago hoje explica em detalhe aquilo que se passa, como foi detectada a batota, e em que consiste realmente - e será de particular interesse não só para os hackers, como todos os programadores e simples curiosos que queiram saber um pouco mais sobre o software que comanda os motores dos seus automóveis.


O sistema de controlo electrónico dos motores é uma maravilha da engenharia, mas que se vem a descobrir estar também repleta com código misterioso. Neste caso da VW, existe um complexo sistema de controlo de emissões que tem em conta inúmeros parâmetros e sensores, e que tenta minimizar as emissões poluentes... mas que depois está quase sempre desactivado, deixando que a decisão fique a cargo de um sistema de cálculo bem mais simplista.

Em modo muito resumido, o tal sistema complexo foi concebido para estar em operação apenas quando se faz o protocolo de testes oficiais (que segue uma sequência pré-definida de aceleração e velocidades engrenadas, para igualdade de circunstâncias); sendo que, em condução normal, isso raramente acaba por acontecer, e como consequência, deixa de ser utilizado o aditivo "AdBlue" que permitiria reduzir as emissões.

A grande questão será perceber porque motivo a VW terá feito isto. Será que o fez para poupar alguns poucos litros de AdBlue (ureia) a cada mil quilómetros (o consumo estimado deveria ser de cerca de 2.5l, mas na prática se fica por cerca de 0.6l); ou será que receiam que o sistema possa funcionar mal (no caso de injectar demasiado AdBlue, gera emissões ainda mais perigosas)?


Igualmente preocupante é constatar-se que isto é uma prática corrente das marcas, há décadas, e que "todos sabiam" mas que foi continuamente ignorado; e que agora a VW foi apanhada neste escândalo... também não irá haver qualquer penalização da marca, tendo apenas que rectificar o que fez mal. Ou seja, na prática é um incentivo a que as marcas continuem a fazer o que fazem: se não forem apanhadas está tudo bem; se forem apanhadas, é só corrigirem o problema (a VW até já tinha uns milhares de milhões postos de lado para eventualidades destas...)

6 comentários:

  1. Estás a dizer que a VW não vai ser processada por nenhum país nem ver qualquer coima da união europeia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da forma que as coisas têm corrido... não me parece. Quando muito usam os "biliões" para apaziguar os norte-americanos, que têm feito muito mais barulho que nós.
      Por cá, a VW parece ter estatuto semelhante aos bancos que nos vão chupando milhares de milhões... é "too big too fail"...

      Eliminar
  2. Então porquê discutir o assunto? Continuarão a fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  3. o caraças. se a coisa tiver impacto nas emissões de co2, os moralistas impositivos alemães, devem aos estados - nomeadamente ao estado português - uma fortuna em isv. somam-se as coimas respetivas e os juros.
    tendo em conta a dimensão da fraude aduaneira, ainda há a considerar as penas de prisão para os administradores, que a at tem a obrigação de pedir.
    pois é.
    11 de cada lado e no fim ganha a alemanha, nem que seja à batota. e bico calado e bola baixa.

    ResponderEliminar