2016/01/29

Como criar atalhos de teclado no Android


Se têm um smartphone Android e estão cansados de escrever frequentemente as mesmas palavras, poderão gostar de saber que podem criar atalhos de teclado que permitirão reduzir palavras ou frases a alguns caracteres bem mais rápidos de escrever.

Há muitas coisas que escrevemos frequentemente e que um teclado inteligente poderá ser capaz de aprender ao longo do tempo; mas há outros casos de coisas que poderemos necessitar escrever frequentemente, que podem ser frases inteiras, moradas, etc. que não serão adequadas reconhecidas por um sistema de sugestões. Nesse caso, será melhor usar a funcionalidade de expansão automática de texto que existe no teclado standard dos Android.


Esta funcionalidade poderá ter passado despercebida a alguns utilizadores, pois em vez de estar designada como um "text expand" vamos encontrá-la sob o nome de "Dicionário Pessoal". Mas não se deixem enganar, pois a funcionalidade é a mesma.

Aqui poderemos escrever uma palavra, frase, ou qualquer sequência de caracteres desejada, e atribuir-lhe um atalho. Por exemplo, poderiam definir que "aadm" deverá corresponder a "aberto até de madrugada"; ou que algo como "myaddr" deveria corresponder à nossa morada. E não há limite quanto à quantidade de atalhos que podem ir definindo, para tudo o que precisarem...


Depois de terem feito isso, ao escreverem numa qualquer app, bastará escreverem qualquer um dos atalhos definidos para que surja na lista de sugestões a palavra/frase memorizada, bastando um simples toque para escrever uma frase tão comprida quanto desejarem.


Esta funcionalidade é excelente para acelerarem o processo de escrita de moradas, números de telefone, emails, e todo o tipo de coisas que possam necessitar de escrever com frequência suficiente para vos pensar "mas que chatice estar a escrever isto". Ter apenas em consideração que embora este sistema funcione em todos os locais onde o Android esteja à espera da introdução de texto (como numa app de apontamentos) o mesmo por vezes não funciona em locais onde o sistema desactiva previsão/sugestão de palavras.

3 comentários:

  1. Mas tem um limite de caracteres... tentei colocar uma das minhas respostas gravadas da página do facebook (pois até agora só estão disponíveis na versão web) e não coube...

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho um gran prime e não aparece essa opção 😕

    ResponderEliminar
  3. Ai gente... não tem como teclar como se fosse f12?

    ResponderEliminar