2016/01/07

Dell lança monitor OLED 4K de 30"


O ano ainda está a começar mas já começam a surgir candidatos para a lista de desejos do próximo Natal, como acontecerá com este monitor OLED 4K de 30" da Dell.

Ainda recentemente discutimos a questão de, depois de se popularizarem nos dispositivos mobile e estarem a fazê-lo também (embora mais lentamente) nos televisores, havia um segmento onde os ecrãs OLED estavam a tardar em entrar: o dos monitores de computador. Pois bem, depois de alguns fabricantes começarem a oferecer a possibilidade de dos seus portáteis virem com um ecrã OLED (em opção), eis que a Dell nos faz a vontade e nos traz um monitor OLED de luxo.

O Dell Ultrasharp 30 é um monitor OLED de 30" com resolução 4K (3840x2160) destinado ao segmento profissional. Já vimos o que os ecrãs OLED podem fazer e é de esperar que este monitor da Dell esteja também bem encaminhado para se tornar no melhor monitor de sempre. E surpreendentemente, tem um preço que até pode ser considerado uma pechincha, de "apenas" 5000 dólares (não faltam monitores de qualidade profissional a custar perto disso, e o monitor OLED da Sony dedicado à indústria do cinema digital custa 18000 dólares, o que já põe a coisa em perspectiva.)

Ainda teremos que esperar uns anos até que monitores como este se tornem acessíveis (por mim, até me chegava uma versão de 27 ou 28"), mas não posso deixar de ficar com curiosidade para saber que tal estes monitores OLED se irão dar com os conteúdos estáticos que dominam a maior parte da utilização dos computadores (barras de funções, etc.) e que inevitavelmente se arriscam a deixar indesejadas marcas de burn-in. Vamos acreditar que a evolução dos OLED já permitiu ultrapassar esse problema... e se tal não for o caso, ainda teremos os tais anos pela frente para esperar que resolvam isso (e baixem de preço).

3 comentários:

  1. O burn in é inevitável, e é a principal razão para eu não gostar de ecrãs amoleds/oleds. O mesmo deve acontecer com as TV´s oled com os logotipos dos canais de TV por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas não me parece que a Dell lançasse um monitor de gama profissional onde isso viesse a ser um problema "a curto prazo". Não me importo de receber um para testar por alguns anos e servir de beta tester. :)

      Eliminar
  2. Eu estou usando uma tv HD de 45 como monitor. Existe algum tipo de desvantagem em relação a um monitor ? Ainda não notei nada mas receio que seja um problema quando receber o Rift!

    ResponderEliminar