2016/01/25

Foguete da "Amazon" que foi ao espaço e aterrou voltou a repetir a proeza


O dono da Amazon não quer facilitar a vida a Elon Musk, e rouba-lhe o feito de ir ao espaço duas vezes com o mesmo foguete, colocando a Blue Origin à frente da SpaceX nesse ponto.

A SpaceX de Elon Musk tem tido bastante mediatismo com os seus foguetes que regressam ao solo, mas a concorrência da Blue Origin de Jeff Bezos não lhes tem facilitado a vida. Enquanto que a SpaceX tem lidado com tentativas falhadas ao tentar aterrar numa plataforma flutuante, o New Shepard da Blue Origin tem optado por se manter em terra firme... e parece ter sido a aposta acertada.

Recentemente, também a Space X teve uma aterragem bem sucedida no solo, mas com Elon Musk a dizer que este foguete não iria voltar ao espaço, limitando-se a fazer um teste de disparo no solo (para demonstrar que o poderia fazer). Mas Jeff Bezos não se ficou pelas demonstrações, e fez com que o mesmo módulo New Shepard que tinha ido ao espaço e regressado... o fizesse novamente - e com sucesso.

Bezos até vai mais longe e descreve algumas "dicas" a respeito da aterragem, como uma afinação no software de controlo que não insiste que o foguete aterre exactamente no centro do local de aterragem, dando prioridade a manter a sua estabilidade, mesmo que isso signifique ficar alguns metros para o lado.

A bola passa agora para o lado da SpaceX... sendo bom ver a concorrência e competição (saudável) a funcionar nesta nova corrida espacial. :)


2 comentários:

  1. Porque motivo não dar continuidade a uma nova geração dos vaivéns espaciais da NASA? Qual é que foi o motivo para abandonarem a ideia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em tudo... custos!
      O Space Shuttle era espectacular, mas era um pesadelo em termos de manutenção (tinha que ser praticamente "refeito" depois de cada regresso à terra). Para além disso, tinha também a dependência dos boosters adicionais, também eles tendo que ser completamente revistos.

      Com estes sistemas que regressam à formula das "cápsulas", simplifica-se bastante o processo.

      Eliminar