2016/01/17

Microsoft força a utilização do Windows 10 para novos CPUs


A Microsoft já é conhecida por ir forçando a actualização para os novos Windows de forma indirecta, mas para o Windows 10 parece querer começar a fazê-lo de forma bem directa: as próximas gerações de CPUs irão obrigar a que se use o Windows 10.

A Microsoft por um lado diz-nos que a adopção do Windows 10 está a ser muito melhor que o esperado; mas por outro lado parece estar empenhada em forçar que os utilizadores se mudem para o mais recente Windows, quer queiram quer não. No passado, já vimos a MS recorrer a coisas como lançar um DirectX mais recente que apenas fica disponível para um Windows mais recente, obrigando que os jogadores com Windows mais antigos tenham que fazer a actualização se quiserem ter acesso às novas funcionalidades; mas nunca se tinha visto essa pressão ser feita ao nível dos próprios CPUs.

A Microsoft alerta desde já que para para a próxima geração de CPUs Intel "Kaby Lake", AMD "Bristol Ridge", ou o "8996" da Qualcomm, o Windows 10 será a única versão Windows suportada.

Penso que isto não invalidará que continue a ser possível correr Windows mais antigos nestas novas máquinas, em modo de compatibilidade com os CPUs mais antigos (e sem que se tire partido das suas funcionalidades mais avançadas), mas tal não terá qualquer suporte oficial por parte da MS... o que será suficiente para que isso seja completamente desaconselhado em qualquer ambiente empresarial.

Por um lado, pode perceber-se o desejo da MS de querer cortar com o passado o mais depressa possível e focar-se apenas no Windows 10 como plataforma universal; por outro lado, não deixa de ser uma forma pouco simpática de forçar clientes... e raras são as vezes em que os clientes gostam de ser forçados a fazer seja o que for. Se calhar, com tanta insistência em que se mudem para o Windows 10, ainda acabam por fazer com que optem por se mudar para outros sistemas operativos.

2 comentários:

  1. As empresas de computadores estão a trabalhar para a Microsoft, em vez de trabalharem para os seus clientes. W10 nunca, jamais em tempo algum. A Microsoft que o coma com batatas.

    ResponderEliminar
  2. Já saltei pro Linux Mint. Windows agora só mesmo para um jogo ocasional.

    ResponderEliminar