2016/01/04

Notícias do Dia

Novo iPhone 6S mini de 4" chega em Abril; as 13 dicas mais populares de 2015; os votos de um feliz 2016 com tecnologia com toque humano; o WiFi 802.11ah HaLow quer substituir o Bluetooth na Internet of Things; a agulha de um gira-discos vista ao microscópio; os 20 jogos mais aguardados para 2016; há quem se queixe dos kits LEGO virem desmontados; faz uma impressora 3D por $60 e as passwords não chegam para manter PayPal em segurança.

Enquanto regressamos à normalidade de início de ano deste 2016 e descansamos dos 31 dias de prendas de Dezembro, fiquem com as notícias do dia (pois as prendas, regressam já a partir de amanhã. :)


Windows 10 já está em 200 milhões de dispositivos



Neste início de 2016, a Microsoft vem fazer o ponto da situação relativamente ao seu Windows 10, dizendo que o mesmo já está actualmente em 200 milhões de dispositivos - o que engloba computadores, smartphones, e também as consolas Xbox One.

Um valor que a MS vê como sendo muito positivo (de outra forma não os teria revelado, certo?) mas que outros, contrariamente ao que a MS refere, dizem estar a sofrer um abrandamento na adopção deste novo Windows, cujo maior concorrente ainda continua a ser... o Windows 7 (com 55.7 vs 10%).


Acer anuncia monitor com ligação USB 3.1 Type-C


O USB Type-C acaba com as chatices de não acertar com a posição certa à primeira, mas as vantagens do USB 3.0/3.1 começam também a revelar-se na forma de ligação dos monitores. Depois da Lenovo também a Acer revela uma nova linha de monitores, incluindo uns com a possibilidade de se utilizar a ficha USB Type-C de forma multi-funcional.

Ou seja, ao ligarem um portátil a este monitor usando USB Type-C, não só podem ver as imagens como também podem ir recarregando o portátil, sem necessidade de cabos adicionais. Os Acer H7 estão disponíveis em versões de 25 e 27" (2560x1440) com preços a começar nos 499 euros.


AMD anuncia "revolução" nos GPUs com o FinFET


O segmento mobile veio demonstrar que, mais que a potência bruta, é a eficiência que conta. E agora a AMD revela a sua nova arquitectura Polaris para GPUs, concebida especificamente para tirar partido do processo de fabrico FinFET de 14nm, e que diz estar preparada para responder às necessidades que serão colocadas pelos novos produtos de realidade virtual, resoluções Ultra HD 4K, suporte para codecs como o h.265, e melhoramentos continuados que permitirão melhorar a eficiência dezenas de vezes até 2020.




Warner Bros. vai lançar 35 filmes em Ultra HD Blu-ray este ano



As opções para quem procura formas de dar uso a todos os pixeis do seu televisor 4K têm sido reduzidas, mas os formatos físicos lá se vão vagarosamente adaptando aos tempos. A Warner Bros. já revelou que planeia lançar 35 filmes em formato 4K este ano em Ultra HD Blu-ray. Para estreia teremos Mad Max: Fury Road, San Andreas, The Lego Movie e Pan; e nos próximos chegarão Man of Steel, Pacific Rim e muitos outros.

Estes filmes terão também informação HDR e som Dolby Atmos sempre que isso estiver disponível.


Alemanha também aprova taxa sobre memórias digitais



Sem grandes surpresas (foi lá que inicialmente começou a ideia de cobrar pela eventualidade de se usar algo para poder copiar algo que nos pertence) a Alemanha junta-se ao clube dos que cobram taxa pela capacidade de memória digital. Um clube no qual, infelizmente, também nos inserimos.

Resta-me dizer que foi na Alemanha, há várias décadas atrás, que fui literalmente tratado como um "pirata" quando fui a uma loja e pedi para comprar um cabo para ligar um videogravador a outro, começando imediatamente a ser olhado com grande desconfiança pelo funcionário, que exigiu saber para o que seria usado. Não foi fácil explicar-lhe que era para copiar um vídeo de um casamento filmado pela própria família... pois mal o homem ouvia "cópia" entrava logo em modo paranóia.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada - versão "XL" de final de ano








P.S. - Em jeito de resolução de ano novo, removi finalmente os botões de Like e +1 dos artigos na página principal, deixando-os ficar apenas nas páginas dos respectivos artigos. Espero que assim fique mais rápido e eficiente visitarem a homepage. :)

P.S.2 - E também sabem que podem clicar nas imagens iniciais para abrir o artigo sem ter que procurar pelo "Ler mais" certo? :)

1 comentário:

  1. "... abrir o artigo sem ter que procurar pelo "Ler mais" certo? :)#

    E largar esse "vício" aqui no AadM?
    É que não consigo.
    O melhor era mesmo abolir o link do título... ;)

    Bom Ano Carlos.

    ResponderEliminar