2016/01/27

Omgate troca comandos de portas e garagens pelo smartphone


Fartos de andar com dois ou três comandos para abrir os portões das garagens? Que tal vos parece a possibilidade de usarem o smartphone para esse efeito, e com a vantagem acrescida de poderem dar acesso a qualquer outra pessoa sempre que desejarem, com um simples SMS?

Soluções para controlo de acessos há muitas, mas normalmente são coisas que se tornam demasiado caras e complexas para uso doméstico ou de pequenos condomínios. Este Omgate, distribuído em Portugal pela Sanco, é um curioso produto que pode ser a solução que muitos procuravam.

O Omgate é um módulo bluetooth que pode ser facilmente ligado ao sistema de controlo de um portão de garagem (ou portas de acesso), e que simplesmente simula o pressionar de um botão por alguns instantes. Se têm um qualquer sistema que permita carregar num botão para abrir/fechar qualquer coisa, então poderão usar um destes módulos directamente sem qualquer complicação.

Depois é só instalar a app respectiva, e associarmos o nosso smartphone ao módulo Omgate, sendo que a partir desse momento seremos considerados o "administrador" do sistema - e que também impede que qualquer pessoa que o tente fazer a partir desse momento se possa apoderar dele. O administrador tem total controlo sobre o módulo, podendo dar acesso ao mesmo a outras pessoas, mediante um simples SMS (e podendo também dar permissões de administrador a mais pessoas.)
A utilização da app (para iOS e Android) é bastante simples, apresentando-nos um "botão" virtual que permite actuar o módulo, ao estilo do que se faria ao pressionar o botão de um comando de portão; não estando esquecido o facto de se poderem ter vários módulos nas proximidades (por exemplo, uma garagem com dois portões independentes) que agrupa dois ou mais botões no mesmo ecrã.

Os utilizadores têm ainda a opção de verem surgir uma notificação sempre que se aproximam de um portão sob o seu controlo - o que facilita o acesso à app - ou até definirem que o portão se deva abrir automaticamente sempre que se aproximarem dele. Nos Android é ainda possível recorrer a um widget que permite colocar um "botão" do Omagte no home screen.





Os utilizadores com direitos de administração têm também acesso a um registo da utilização do portão, podendo ver quando é que o portão foi actuado e qual o utilizador.


Este Omgate é um produto bastante interessante para diversos cenários, sendo que imediatamente se tornará apetecível para condomínios que já tenham passado pela chatice de ter que reprogramar todos os comandos no caso de um dos moradores ter perdido um comando ou deste ter sido roubado. Do mesmo modo, um novo morador não tem que se preocupar em comprar um novo comando, podendo simplesmente usar o seu smartphone para abrir e fechar o portão da garagem... podendo isso também ser alargado, sem qualquer custo, ao resto da sua família. Com este sistema não há que reduzir custos comprando apenas um ou dois comandos... mesmo numa família numerosa todos poderiam ficar com acesso a abrir e fechar o portão - e importa relembrar que, uma vez que a actuação local é feita via bluetooth, não é necessário que os smartphones tenham ligação à Internet para que o sistema funcione (o que também será um factor de descanso... não fossem arriscar a não poder entrar na garagem se o acesso à internet estivesse em baixo).

Mas, há muitas outras situações onde este Omgate poderá ser aplicado, incluindo no acesso a casas. Para pessoas que façam arrendamentos temporários com elevada rotatividade de pessoas - por exemplo, um apartamento via Airbnb - a aplicação deste sistema à porta de entrada permite que se possa dar acesso ao visitante sem que se tenha que lhe dar uma chave física; basta enviar-lhe o SMS, e ele poderá entrar em casa sempre que quiser. No final do período, basta remover esse utilizador, e tudo fica como antes.


O Omgate está disponível por 149,99 euros, o que faz dele um valor bastante acessível para empresas e pequenos condomínios em busca de uma solução para o controlo de acesso às garagens (e não só), disponibilizando um conjunto de funcionalidades interessantes sem se ser obrigado a recorrer a soluções bastante mais complexas e dispendiosos.


... Se por esta altura estão a pensar que uma coisa destas vinha mesmo a calhar para a vossa garagem, estão com sorte. Vamos ter um Omgate para oferecer, só têm que ficar atentos. :)

4 comentários:

  1. Parece-me uma boa solução, mas apenas consigo concretizar a sua utilização quando saio de casa, porque o telemovel tem tempo de se ligar enquanto entro e ligo o carro. Se chego a casa e quero abrir imediatamente, não posso, porque tenho que esperar uns segs para que seja feito o reconhecimento do dispositivo e eu o possa usar. Torna-se chato para pessoas que normalmente ainda estão a 20m de casa e já estão a abrir o portão, para evitar estarem na via publica a "estorvar".
    Estou errado ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai sempre depender do local onde colocares o módulo. Se quiseres maior alcance é uma questão de colocares uma antena do lado de fora (tem um conector de antena standard, é só desligar a que vem com ele e ligares a outra.)
      Quanto a tempo de "sincronização", é imperceptível - imagino que a app esteja a dar uso à geolocalização "low-cost" para saber quando está proximo de um dos locais onde terá um destes módulos.

      Eliminar
  2. Em 2016, Bluetooth? A sério? Ninguém falou à Omgate sobre uma coisa chamada Ubertooth?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bluetooth pode ter "má fama"... mas há muitas aplicações para as quais funciona perfeitamente, e esta é uma delas. :)

      Eliminar