2016/01/10

Tesla Model S foi o carro mais vendido na Dinamarca em Dezembro


O mês de Natal parece ter resultado em prendas excelentes na Dinamarca, onde o Tesla Model S (que agora até consegue entrar e sair da garagem sozinho) foi o carro mais vendido em Dezembro passado, com mais de 1200 veículos vendidos.

Na Dinamarca venderam-se 1249 Tesla Model S em Dezembro, relegando para segundo lugar o Peugeot 208 com apenas 903 veículos. Mas este fenómeno tem explicação.

O país prepara-se para começar a suspender os benefícios fiscais sobre os veículos eléctricos, e avançou com uma proposta que pretende taxar os veículos eléctricos de luxo e que teria como efeito praticamente duplicar o preço de automóveis como o Tesla Model S. O resultado não se fez esperar, originando uma verdadeira "corrida" aos Tesla por parte dos que já estariam a equacionar essa aquisição, de modo a fugir à subida de preço; e deixando muitos compradores na complicada situação de terem que abdicar de configurar um Model S ao seu gosto - o que significaria que só seria entregue em 2016 - e optarem por escolher entre um dos modelos disponíveis imediatamente no stand (coisa que a Tesla já tinha previsto, tendo pré-matriculado 2500 automóveis para fazer face a este aumento na procura).


Entretanto, a União Europeia parece já ter colocado um travão na intenção de taxar adicionalmente os veículos eléctricos de luxo, o que significa que os automóveis eléctricos na Dinamarca irão subir de preço com o fim das isenções fiscais, mas o preço não irá passar para o "dobro" como se temia. De qualquer forma, não deixará de ser curioso que num único mês os Dinamarqueses tenham comprado mais Teslas Model S que durante o ano inteiro. :)

... Seria bom ver um efeito idêntico por cá... mas que fosse proporcionado por melhor justificação do que a ameaça de uma subida absurda do preço dos veículos eléctricos.

6 comentários:

  1. Tenho curiosidade de saber o preço de um Tesla S em Portugal. Aliás, há a venda Teslas em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://teslaportugal.blogspot.pt/2015/04/precos-do-tesla-model-s-em-portugal.html

      Eliminar
  2. com 75000 euros leva com a versão básica, básica...para ter um com boa autonomia é para cima de 85.000

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei que seria bem mais caro face às já habituais divergências de preços entre dólares e euros, mas acho que a união europeia está a fazer muito mal porque ao contrário dos veículos de combustão quando são considerados luxo normalmente têm motores bem mais poluentes o que não acontece nos modelos eléctricos, que têm motores/ sistemas mais eficazes na utilização das baterias, sei que boa parte da energia da rede eléctrica provem de fontes não renováveis ou fosseis mas querer taxar de forma abusiva acho o caminho errado para mudar a mentalidade de todos. Este caso da Dinamarca é um enorme exemplo que devem ter em conta, em apenas 1 mês mais de 1000 pessoas com possibilidade de gastar mais de €75000 num veículo e mesmo assim não hesitaram em poupar dinheiro em vez de uma possível personalização, provavelmente estas pessoas não comprariam com o imposto já alterado e escolhiam um veículo de combustão então pensem qual seria o impacto mais prejudicial.

      Eliminar
    2. Por menos de €66000 já se compra o modelo S só com tracção traseira :)

      Eliminar