2016/01/05

Ultra HD Premium vai distinguir TVs 4K de qualidade



Para garantir que os compradores de um televisor Ultra HD 4K estão a comprar um televisor com qualidade à altura da sua resolução, a UHD Alliance criou a classificação Ultra HD Premium, com a qual espera separar os televisores 4K de qualidade dos... outros.

Já sabemos que o número de pixeis não é tudo (as câmaras digitais bem o têm demonstrado). Como se sentiriam ao comprar um televisor Ultra HD, cujas cores fossem tão esbatidas que nem permitissem distinguir entre "50 tons de vermelho" ou que o contraste não permitisse ver os detalhes nas zonas iluminadas ou escuras? É precisamente por isso que a UHD Alliance criou este Ultra HD Premium.

Para um televisor poder receber esta classificação terá que cumprir diferentes requisitos mínimos que irão garantir uma imagem Ultra HD de qualidade, incluindo coisas como: a resolução (obviamente de 3840x2160); profundidade de cor de 10-bit; e o suporte para HDR. Também luminosidade máxima e níveis de preto têm que cumprir algumas regras. Para poderem ser considerados UHD Premium, os televisores terão que ser capazes de produzir um brilho máximo de mais de 1000 nits e nível de preto de 0.05 nits; ou mais de 540 nits e nível de preto inferior a 0.0005 nits (escalas que me parecem ter sido criadas para serem aplicadas a televisores LCD e OLED respectivamente.)

A Samsung já veio dizer que todos os seus televisores SUHD para 2016 irão receber a classificação Ultra HD Premium; e a LG também já fez saber que todos os seus televisores OLED 4K de 2016 "excedem amplamente" este requisitos. Seja como for, se durante este ano estiverem a pensar comprar um televisor 4K, será bom verificarem se o modelo é um Ultra HD Premium... embora isso não invalide que possam continuar a encontrar televisores 4K interessantes sem esta classificação - se a diferença de preço for irresistível.

2 comentários:

  1. Vamos lá ver se é desta que se separa o trigo do joio. Já ando farto de ver tvs 4k com qualidade imagem inferior a tvs full hd.

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá ver se é desta que se separa o trigo do joio. Já ando farto de ver tvs 4k com qualidade imagem inferior a tvs full hd.

    ResponderEliminar