2016/01/09

Um PC megalómano para 7 jogadores em simultâneo


A maior parte das pessoas sonha com a oportunidade de comprar o seu PC de sonho capaz de aguentar com os mais exigentes jogos na qualidade máxima. Mas... e que tal elevar o limite dos sonhos, e ver que tal se comporta um PC concebido para permitir que 7 jogadores possam ter essa experiência de sonho em simultâneo?

O PC de que falamos é um brinquedo que custa a módica quantia de 30 mil dólares, e que só se tornou possível graças a diversas peças feitas por medida para ele. O objectivo era construir uma máquina que permitisse correr 7 máquinas virtuais em simultâneo, mas onde cada uma delas teria potência suficiente para correr os mais exigentes jogos a um nível igual ou superior do que se teria com um PC dedicado - e o mais surpreendente, é que tal foi mesmo possível.

Não foi fácil encontrar os componentes que permitissem cumprir esta missão. Estamos a falar de 256GB de RAM DDR4 (8 módulos de 32GB), 8x SSDs de 1TB, 2x Xeon e5 2697 (14 cores, que com hyperthreading resultam num total de 56 cores virtuais disponíveis), 7x placas gráficas AMD R9 Nano, e depois uma motherboard e fonte de alimentação capaz de aguentar com tudo isto: a Asus Z10PE-D8 WS; e uma fonte de 1600W.

O resultado final faz com que cada máquina virtual tenha disponível um CPU quad-core (com 8 cores via Hyperthreading), 32GB de RAM, e um GPU dedicado; sendo capaz de enfrentar os mais exigentes jogos do momento com framerates superiores a 100fps em resoluções de 3440x1440. Aliás, dá-se o caso curioso de estas máquinas virtuais conseguirem melhores prestações em benchmarks gráficos do que um PC independente com uma destas placas gráficas, uma vez que aqui temos também um sistema de water cooling feito à medida e que permite que os GPUs e CPUs trabalhem continuamente à velocidade máxima sem throttling por excesso de temperatura.

Um projecto megalómano sem dúvida, que só se tornou possível com o patrocínio da Kingston. :)


3 comentários:

  1. O título tem um erro ortográfico. É megalómanoe não megalómono.

    ResponderEliminar
  2. É um dos canais do YT que signo religiosamente.

    É de facto fantástico ver que a virtualização chegou a um ponto bastante próximo do que se pode pedir de uma máquina real.

    ResponderEliminar