2016/02/12

1 de Janeiro de 1970 pode "brickar" iPhones


Definir manualmente a data de um iPhone para 1 de Janeiro de 1970 poderá ser a última coisa que fazem num iPhone, pois um reboot com essa data pode encravar permanentemente um iPhone.

Quando se pensava que os iPhones e iOS já tinham tido a sua dose de bugs relacionados com o tempo (lembram-se dos alarmes que deixaram de tocar após a mudança de hora?) eis que surge um novo bug que pode inutilizar completamente um iPhone.

O bug será pouco provável de ser feito por acidente, mas limita-se a irem às definições de data e hora e colocarem a data de 1 de Janeiro de 1970. É algo que terá que ser feito propositadamente, pois inicialmente nem se conseguirá definir uma data tão antiga, obrigando a sair e entrar nessa página por uma segunda vez, mas não deixa de ser um bug grave uma vez que o efeito de um reboot feito num iPhone com esta data definida resulta num iPhone completamente bloqueado e onde nem sequer os modos de recuperação e DFU funcionam.

Ao que parece este bug acontece desde o iOS 8 e em todos os iPhones equipados com CPUs de 64 bits (ou seja, iPhones 5S e mais recentes), pelo que... é algo a ter em conta caso decidam emprestar o vosso iPhone a algum colega que possa ter tendência para este tipo de "brincadeiras".


P.S. Há relatos de que deixar descarregar completamente a bateria poderá fazer com que o iPhone arranque novamente - mas obviamente que o melhor é nem sequer se aventurarem nisto. :)

3 comentários:

  1. "P.S. Há relatos de que deixar descarregar completamente a bateria poderá fazer com que o iPhone arranque novamente - mas obviamente que o melhor é nem sequer se aventurarem nisto. :)"

    Não é preciso descarregar a bateria, basta esperar que o relógio passe a 2 de Janeiro de 1970. (ou seja, menos de 24 horas).

    ResponderEliminar
  2. Eu testei..
    https://www.youtube.com/watch?v=QmR9KlL9AaQ

    ResponderEliminar