2016/02/23

Android vai ter RCS - os SMS do futuro


A Google vai aliar-se ao GSMA para promover o RCS como sistema de comunicações standard entre operadores, e ao mesmo tempo combater a ameaça dos novos serviços de mensagens que têm surgido.

Serviços como o Messenger e WhatApp são incrivelmente populares, mas todos eles sofrem de uma grande desvantagem face aos velhinhos SMS... é que os SMS sabemos que podemos enviar para qualquer pessoa que tenha um número de telefone e em qualquer um destes outros serviços torna-se necessário que a pessoa também use a app que estamos a utilizar.

O RCS (Rich Communication Service) é a resposta do GSMA e que pretende modernizar os SMS. Serviços como o MMS já tentaram dar algumas capacidades extra aos SMS, mas ainda assim continua a ficar bem aquém das capacidades que se podem encontrar nos serviços de mensagens populares. Com o RCS passa a ser possível transferir fotos de alta-resolução, vídeos, ter mensagens instantâneas com recibo de leitura, comunicação para grupos, etc. etc. É a verdadeira tentativa de tornar universal todas as capacidades dos serviços de mensagens, mas fazendo-o de forma que se torne tão abrangente quanto os SMS.

Claro que este sonho também só se tornará possível mediante a sua implementação nas plataformas mais populares (lembram-se do tempo que demorou para o iOS ter os MMS?) e é aí que entra a Google, dizendo que apoiará o RCS e que o incluirá no Android. Faltando agora ver se a Apple também fará o mesmo... embora me pareça que não tenham qualquer pressa em fazê-lo, considerando que preferem que as pessoas se fiquem pelo seu iMessage.

... Outra pergunta que fica por responder diz respeito à forma como os operadores irão fazer-se pagar por estas novas mensagens. Actualmente, em muitos tarifários, já cobram desproporcionalmente pelos SMS e MMS enviados; com estes RCS, não me parece que a situação se vá alterar de forma a favorecer os clientes.

2 comentários:

  1. Eles podem tentar modernizar o SMS como quiserem, mas nunca na vida vão implementar a característica essencial: fazer o RCS funcionar como um protocolo de mensagens via web, independentemente se estou a usar WIFI ou 3G (o que implica o serviço fazer parte dos dados da web e não ser cobrado como os SMS).

    É isto que torna serviços como o Telegram, Messenger e WhatApp tão apelativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ser via web, não quer dizer que não seja metered.

      Eliminar