2016/02/18

CloudReady da Neverware transforma PCs velhos em Chromebooks


Têm um computador ou portátil que já nem têm coragem de ligar por ser extremamente lento? A Neverware quer que lhe dêem uma nova vida, transformando-o num Chromebook com o seu CloudReady.

Por mais rápido que seja um computador, com o passar do tempo inevitavelmente chega o dia em que começa a ficar lento ao ponto de causar o desespero de qualquer utilizador. É certo que não faltam sistemas operativos "light" (o Lubuntu, por exemplo) que podem ser usados, mas se por acaso já sentissem alguma curiosidade pelo Chrome OS e os Chromebooks, poderão agora resolver o problema de uma só vez.

O CloudReady da Neverware não pode dizer oficialmente que transforma PCs em Chromebooks, devido às questões das marcas registadas e afins, mas o efeito prático é precisamente esse. Depois de descarregarem o sistema, de uso gratuito para pessoas individuais, bastará instalá-lo no PC obsoleto que tiverem em casa... e ficarem surpreendidos com os resultados.

PCs que poderiam demorar longos minutos a arrancar o Windows ficarão agora prontos a utilizar em poucas dezenas de segundos, e acima de tudo, voltarão a ser utilizáveis para navegar a web e com toda a segurança que um browser recente (Chromium) oferece. (Não estavam a considerar sequer usar um Internet Explorer 6 para visitar fosse o que fosse, pois não?) E acima de tudo volta-nos a relembrar que, quase sempre, o problema não está no hardware que é utilizado, mas sim no software que poderá não o saber utilizar da melhor forma.


Podem descarregar o CloudReady gratuitamente aqui, e ver as instruções para a instalação usando uma Pen USB. Poderão instalá-lo em modo dual-boot, de modo a não estragar nada do que já tiverem no PC, ou optar por instalá-lo como sistema único.

4 comentários:

  1. Infelizmente num velhinho (10 anos) Asus A3000 não funciona :(
    Para aqueles que a máquina não suporte PAE também vão ter o mesmo problema. Ao que parece a máquina não pode ser assim tão antiga como leva a crer...

    ResponderEliminar
  2. Então no meu portatil Pentium 4 a 3.4 com 1Gb Ram tambem não vai funcionar... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o suporte para PAE for de facto obrigatório, e caso o teu Pentium 4 seja um Cedar Mill, certamente que não terás problema. ;)
      O suporte para PAE é garantido no pacote de instruções designado pela Intel como "Intel 64 Architecture".

      Eliminar
  3. Hi. da erro na hora de gravar no pendrive.

    ResponderEliminar