2016/02/13

Criação acelerada de um nível em 3D no Unreal Engine


Quando se joga um jogo, nem nos lembramos que os locais por onde passamos tiveram que ser criados por alguém. Hoje vamos ver como se pode passar de um ecrã em branco para um fascinante cenário pós-apocalíptico usando o Unreal Engine.

Não faltam vídeos no YouTube que acompanham o processo de criação de um desenho ou pintura, de forma acelerada. O vídeo que se segue é algo idêntico, mas em vez de nos mostrar um desenho, mostra-nos a criação de todo um nível que poderia ser utilizado num jogo 3D, feito no Unreal Engine.

Embora seja um nível "feito à pressa", poderá ser bastante inspirador ao revelar alguns dos truques utilizados para criar estes cenários virtuais, que poderão ser replicados por quem se quiser aventurar em tarefas idênticas (com a popularização dos sistemas VR, não vai haver falta de trabalho para os artistas 3D.)

Vejam como em meros 7 minutos (acelerados), se passa de uma tela em branco para um magnífico cenário pós-apocalíptico pelo qual podemos passear virtualmente.

2 comentários:

  1. Só eu é que reparei que o "artista" pôs as carruagens do comboio com as rodas viradas para o lado errado!?
    Ou então para ficar naquela posição as carruagens tinham de estar muito mais afastadas dos trilhos, tinham de tombar 3 vezes para ficar naquela posição, o que não é posivel dado a distância a que estão dos trilhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do tipo de descarrilamento. :)
      Se fosse o caso do comboio simplesmente "saltar" para fora dos carris, poderia ficar naquela posição. (Mas pronto, são detalhes que aqui ficam ao critério do artista, possivelmente para recriar a imagem que ele tinha imaginado - ficar com as rodas voltadas para os carris não teria tanto impacto na perspectiva usada na imagem inicial, por exemplo.)

      Eliminar