2016/02/08

Fraunhofer facilita a audição das chamadas em locais ruidosos


Fartos de terem smartphones de última geração cujas chamadas continuam a ter uma qualidade de som sofrível? A Fraunhofer diz ter a solução, com um novo software capaz de ajustar o som em função do ruído ambiente.

Ouvir o que alguém está a dizer num local ruidoso é muito mais complicado do que "aumentar o volume". Quem o diz é a Fraunhofer, que sendo a criadora do popular MP3 (entre muitas outras inovações), deverá saber o que diz,

Neste seu novo sistema, o princípio de funcionamento acaba por ser de certa forma idêntico ao que se faz nos MP3. Nos MP3, a compressão de som descarta informação que não seria ouvida pelos nossos ouvidos, mantendo apenas a informação mais importante. E agora trata-se de aplicar algo idêntico para melhorar a audição das chamadas em ambientes ruidosos.

Em vez de se estar a eliminar componentes sonoras, aqui trata-se de dar ainda mais ênfase aos sons de certos vocábulos que são de importância crítica para se entender o que se está a dizer, e que poderiam ser facilmente confundidos com outros num ambiente ruidoso. Quando um smartphone equipado com este sistema detectasse estar num desses ambientes, aplicaria este processamento para melhorar a qualidade da voz e permitir uma conversação mais natural.

Esperemos que o sistema não seja tão bom ao ponto de trocar as coisas que as pessoas dizem. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)