2016/02/10

Gmail passa a alertar para emails potencialmente inseguros

Depois de ontem nos oferecer algumas recomendações de segurança (e mais 2GB de espaço) é agora vez da Google alertar para a potencial falta de segurança dos emails, com o Gmail a fazer surgir um novo icon a sinalizar isso mesmo.

Tal como temos um indicador no browser a indicar quando estamos ligados a um servidor de forma segura, também o Gmail passará a contar com um icon de um cadeado que indicará se o destinatário suporta emails encriptados.

Na verdade o Gmail há muito que suporta o envio de emails de forma encriptada, fazendo-o de forma automática para todos os emails recebidos e enviados, sempre que possível. O problema é que até agora os utilizadores não tinham forma de saber se isso estaria a ser feito ou não, e daí esta alteração que passa a sinalizar essa situação. Quando se estiver a enviar um email para alguém cujo serviço de email não suporta emails encriptados, surgirá o icon de um cadeado aberto, e saberemos que esse email irá ser transmitido de forma vulnerável.


De forma idêntica, ao se receber um email de um destinatário que não pode ser autenticado, em vez da foto ou logotipo veremos um sinal de um ponto de interrogação, que alertará para a eventualidade desse email não ter tido a origem que diz ter. Isto não invalida que o email seja mesmo real, mas chama a atenção para o risco de não ser - e ao mesmo tempo servirá como forma de pressão para que esses serviços se actualizem de modo a suportarem comunicações mais seguras.

Esta alteração já está a ser feita de forma gradual, devendo chegar a todos os utilizadores ao longo dos próximos dias.

1 comentário:

  1. para ser correcto, n é o email q é encriptado, mas sim a comunicaçao entre MTAs e SMTPs.

    ResponderEliminar