2016/02/03

IGAC acha que links na internet só podem ser partilhados com autorização


A onda de delírio dos "bloqueios acelerados", que se tornaram possíveis em Portugal sem recorrer aos tribunais, continua. Depois do bloqueio de um site espanhol que apenas partilhava vídeos do YouTube e links para músicas (em sites legais), segue-se mais um bloqueio do "Jornais do Dia" que partilha links para os sites de notícias.

Parece ficar completamente demonstrado o descalabro a que se fica sujeito quando se opta por dispensar o recurso aos tribunais, com a promessa de que esse poder irá ser usado de forma justa e responsável. Como se pode ver, para além dos erros que podem bloquear sites durante meses, sem qualquer justificação ou explicação, entra-se numa espiral de loucura crescente, onde - na sua realidade paralela - até consideram que a simples publicação de links é justificação para bloqueio.

Aparentemente, o IGAC acha que só se pode publicar um link na internet se se obtiver a autorização expressa do responsável pelo conteúdo para o qual se está a fazer referência. Ou seja, se eu aqui quiser colocar um link para um vídeo do Justin Bieber (descansem, não o vou fazer) supostamente teria que lhe pedir autorização para tal - mesmo que estivesse a colocar um link para a sua loja oficial online onde as pessoas teriam que comprar a sua música; ou então, não poderia fazer referência a uma notícia de uma publicação (oops, tenho ali em cima um link para a Exame Informática!)

O caso até teria piada de ser analisado e ir parar aos tribunais... não fosse o caso de tal já ter acontecido. Já anteriormente tivemos sites noticiosos a tentar impedir que sites terceiros usassem links para os seus conteúdos (não perguntem qual a lógica, estamos na tal realidade alternativa de um episódio do Twilight Zone) e a decisão dos Tribunais Europeus foi clara e colocou um ponto final nisso (Acórdão Svensson, em 2014). E mesmo quanto à integração de conteúdos (como um vídeo do YouTube) também já temos casos destes que foram a tribunal e com resultados idênticos, dizendo que não são devidos direitos conexos nem é preciso autorização para tal (Despacho BestWater, também de 2014). Decisões que, diz quem está por dentro do assunto, são também vinculativas em Portugal.

Portanto... parece que tudo o que falta, para além da imediata suspensão do memorando dos "bloqueios", é alguém levar o IGAC, MAPiNET, e todos os envolvidos, até um Tribunal Europeu, para resolver a situação de uma vez por todas.

16 comentários:

  1. O IGAC vai fechar a Internet? É que só vejo links em todo o lado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até porque os links são o conceito básico e fundamental da web. Mas esses iluminados é que sabem melhor não é?

      Cambada de chulos.

      Eliminar
  2. Venho por este meio informar o administrador desta página que não estou a gostar do rumo que este, outrora um bastião das noticias tecnologicas, está a tomar; Assim peço para que até amanhã publique comprovativos de autorização nos milhares de links publicados...senão terei de enviar um link desta pagina para o IGAV.

    PS dá-me autorização para enviar o link ? Badum tssssss :)

    ResponderEliminar
  3. Carlos devias pedir ao IGAC para mandar fechar o Google+, Twitter e Facebook, pois partilhei o link desta notícia nessas redes sociais sem te pedir autorização

    ResponderEliminar
  4. o rediculo (typo propositado)a que isto chegou. os tipos das spas, MAPiNETes e afins, querem uma coisa que se chama mama. coitadinhos, estão habituados a mamarem (desejo primal) e a ter rendimentos de forma abusiva, disparatada e pelo menor esforço.
    daqui a pouco começam a proibir fotografias (daquelas casuais que todos tiramos) que contenham outdoors ou menção de marcas.

    ResponderEliminar
  5. Última Hora: O IGAC vai bloquear o google porque o motor de busca apresenta páginas de links sem que tenha a autorização dos respectivos proprietarios =X

    ResponderEliminar
  6. Isto está a levar um rumo temeroso. Não foi em Espanha ou então da Alemanha que os jornais numa fase inicial queriam que o google não "mostrasse" as noticias deles e numa fase posterior lá voltaram atrás porque perceberam que sem a ajuda do motor de busca as visitas ao sites caiam de forma muito considerável? Se eu publico um link de uma noticia aqui do AADM no facebook quem é o queixoso, o IGAC ou o Carlos? Quem é que vai ser fechado? O AADM ou o facebook? Mas que raio de autores sustentam a MAPINET? Quanto do OE é canalizado para o IGAP? Isto não faz sentido nenhum.

    ResponderEliminar
  7. Se eu tivesse dinheiro, levava esses FDP todos para tribunal...
    Mas será que, no Governo, na Justiça ou quem de direito, ninguém vê isto?
    República das bananas, mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era, uma petição para que o governo actual reveja o poder excessivo que têm esses animais.

      Noutras noticias, a ACT precisa de mais poder para conseguir identificar incumpridores e não têm.

      Vai uma lógica da batata neste país...

      Eliminar
    2. A L C, em Portugal não há dispositivo legal que permita entrar com ação de quando há um reclame publico de maneira gratuita??

      Eliminar
  8. Estou a ponderar em acusar o IGAC por colocar um link para a página do governo, sem mostrar que tem autorização para isso...

    ResponderEliminar
  9. O igac vai fechar o sapo e google por terem links sem permissão para tal... Gostava de ver se tinham os ditos no sitio

    ResponderEliminar
  10. O igac vai fechar o sapo e google por terem links sem permissão para tal... Gostava de ver se tinham os ditos no sitio

    ResponderEliminar
  11. Deixemo-nos de conversas e de discussões sem consequências. O que vamos fazer para acabar com este atropelo do direito à informação e à liberdade?
    Vamos pôr mãos à obra e acabar com esta pouca vergonha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que falaste bem. Diz-me no que posso ajudar, não entendo nada de leis.

      Eliminar