2016/02/15

MyShake transforma smartphones em detectores de tremores de terra


A ideia de tirar partido dos sensores existentes nos milhões de smartphones em todo o mundo não é nova, e agora temos um projecto que quer usar os seus acelerómetros para detectar tremores de terra.

No passado já assistimos a projectos que pretendem usar os smartphones como estações meteorológicas portáteis, para recolha de dados como temperatura e pressão atmosférica; e até com detectores de raios cósmicos. Mas o MyShake quer recolher dados de actividade bem mais terrestre: os tremores de terra.

Os sensores existentes nos smartphones não podem competir com os dados recolhidos por sensores especializados, mas a ideia não é essa. É que, por cada estação sísmica existem literalmente milhões de smartphones, espalhados por uma área geográfica bem mais vasta. Isso faz com que, mesmo sendo capazes de detectar apenas terramotos de magnitude 5 que ocorram num raio de 10Km, o seu número e distribuição permitam recolher dados bem valiosos e que permitirão dar um alerta antecipado da ocorrência de um terramoto - e nestas situações, mesmo um pré-aviso de 2 ou 3 segundos poderá ser suficiente para minimizar as potenciais consequências.

Ainda assim, não há milagres, os smartphones só poderão fazer a recolha de dados fiáveis quando estiverem imóveis sobre uma superfície rígida. Andar com ele em movimento cria demasiadas interferências que impedem a detecção fiável dos sinais que antecipam um tremor de terra.


A app MyShake, por agora disponível apenas para Android, também faz o possíveis por ser o mais eficiente possível e não ter impacto negativo na autonomia nem causar consumo excessivo de dados. A detecção dos sinais que sinalizam um tremor de terra iminente é feito no próprio smartphone, pelo que só são enviados dados em caso do smartphone achar que está um prestes a acontecer - e com a estação central a validar isso com outros smartphones para evitar falsos alarmes. Só mais tarde, quando o utilizador se ligar a uma rede WiFi, é que a app irá enviar um registo detalhado dos dados recolhidos antes e após o terramoto, para permitir uma análise mais pormenorizada.

[MyShake para Android]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)