2016/02/05

Na China transformam-se iPhones de 16GB em 128GB por €50


Com os smartphones perdeu-se a capacidade de fazer actualizações e upgrades ao hardware... a não ser que estejam na China, onde isso parece continuar a ser feito, e permitindo fazer o aumento da capacidade de memória de iPhones a custo reduzido.

Em Portugal, optar por um iPhone de 128GB em vez de um de 16GB é coisa que obrigará a pagar mais 220 euros (979 euros vs 759 euros no caso do iPhone 6S; 1089 euros vs 869 euros no caso do iPhones 6S Plus). Mas na China, esse é um upgrade que se pode fazer por apenas 50 euros.

Por esta altura estarão a pensar que certamente se tratará de um "esquema" envolvendo clones de iPhones a correr Android, e onde o upgrade seja feito com recurso a um cartão microSD; mas não é o caso. Estamos mesmo perante pessoas com o equipamento e conhecimento necessário para abrir um iPhone, dessoldar o chip de 16GB da memória flash, transferir o seu conteúdo para um chip de maior capacidade (128GB), e voltar a soldar o chip no sítio!

Não há como não ficar fascinado com estas transformações, em hardware que à partida se pensaria que ninguém iria mexer... O único risco é que a Apple lance uma qualquer actualização onde comece a validar se o iPhone tem a capacidade de memória correspondente à que deveria ter em função do seu número de série (já o fez anteriormente para cortar o acesso a cabos lightning não oficiais, pelo que não seria nada de surpreendente - Actualização: e já o está a fazer novamente, para trocas do componentes como o home button.)


Seja como for, relembra a triste situação do inflacionamento abusivo do custo do armazenamento, onde uma diferença de uma dezenas de euros (se tanto) no preço de um componente se traduz em 20x mais no preço final do equipamento - e que se aplica a todos os fabricantes de modo geral, e não apenas à Apple.


6 comentários:

  1. Já n é novo isto, já o faziam para desbloquear o iCloud trocavam a rom por uma usada desbloqueada retirada de uma motherboard avariada. Ifixit.vn . Agora fazem uma cópia integral do seu conteúdo. A meu ver até a Apple por uma verificação.

    ResponderEliminar
  2. resta saber se o chip tem a mesma qualidade ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mesma? se calhar até tem melhor.

      Eliminar
    2. Sim Joao. toda a gente sabe que os produtos de apple são de baixa qualidade. Prova disso é eu querer que o meu iPhone 4S (comprado ha uns anitos) avarie para comprar o novo 6s, mas esta treta não avaria nem por nada... tretas de baixa qualidade que não avariam quando queremos....

      Eliminar
  3. specialoneconimbricense, lá por nao avariar nao quer dizer que seja bom! E hoje em dia poucos (excepto asus lol) que avariam

    ResponderEliminar