2016/02/29

Netflix corta acessos via VPN


A promessa de cortar o acesso às ferramentas que permitiam contornar as restrições geográficas da Netflix foi mesmo para levar a sério, e neste momento parece ser praticamente impossível aceder ao Netflix recorrendo a VPNs.

O recurso a VPNs e outras ferramentas para enganar a Netflix e ter acesso aos conteúdos disponíveis noutros países era prática comum, muito antes da Netflix chegar a Portugal, e continuou a sê-lo depois da Netflix chegar a praticamente todo o mundo. Embora no início o recurso às VPNs fosse indispensável para aceder ao serviço a partir de países onde ainda não estava disponível, quando o Netflix ficava disponível nesses países, a necessidade passava a ser para complementar a fraca oferta quando comparado com o catálogo de outros países.

Só que a utilização de VPNs, que embora indesejada parecia estar a ser "tolerada" pela Netflix, chegou ao fim; e não faltam vozes de clientes a reclamar do sucedido.

É que este corte não olha a meios, e não contempla sequer os casos em que se tratem de utilizadores de um determinado país a usarem uma VPN do seu próprio país para aceder ao Netflix de forma mais segura. Isto para não falar de outros clientes (não esquecer que não estamos a falar de utilizadores pirata, mas sim de clientes que pagam pelo acesso ao serviço) que apenas recorrem a VPNs para poderem aceder ao catálogo do seu próprio país quando estão no estrangeiro - pois a Netflix apenas dá o acesso ao país onde se está actualmente, e não ao país onde o cliente se registou.

Por um lado, quase que se pode considerar desejado esta situação, como forma de dar mais visibilidade à questão da palhaçada das restrições geográficas, que não tem qualquer razão de existe no mundo actual; mas voltando à realidade, é fácil imaginar que o resultado prático imediato seja o de fazer com que muitos utilizadores, confrontados com cada vez mais dificuldade em aceder aos conteúdos que pretendem de forma legal... optem por recorrer a métodos mais simples... e gratuitos.

2 comentários:

  1. Por aqui ainda funciona (airvpn) mas não deve ser por muito tempo.
    No dia em que falhar é no dia em que o serviço será cancelado...

    Afinal de contas, há que dar uso à VPN, se não é para aceder a catálogos extra do netflix é para aceder a outros conteúdos, noutros "repositórios".

    PS: será bonito de ver a season 4 de house of cards disponível a 4.março no netflix us e não no netflix pt (e outros). Nem para os conteúdos deles, são capazes de os licenciar em condições...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas não são assim tão básicas.House Of Cards já tem os seus direitos adquiridos cá em Portugal algum tempo, muito antes do Netflix estar cá disponível.

      Eliminar