2016/02/19

Notícias do Dia

Apple lança novo plano de troca de iPhones a prestações; mini drone WiFi com transmissão de vídeo por €28; o ReFlex mostra-nos o futuro dos smartphones flexíveis; John McAfee oferece-se para crackar iPhone do FBI e "salvar o mundo"; e o TPP quer criminalizar legendas feitas por fãs.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de responder a mais uma pergunta do passatempo do módulo bluetooth Omgate que te deixará entrar em casa com um toque no ecrã do smartphone.

Android cada vez menos "aberto"



Mais um relato que nos relembra que a ideia do "Android" como plataforma aberta e open-source acaba por ser apenas uma pequena parte da equação. Para além de todas as componentes closed-source, o novo sistema de pagamentos Google Pay vai funcionar apenas nos Android reconhecidos pela Google, o que impede que o mesmo possa ser usado numa versão "open-source" compilada por um qualquer utilizador ou outra entidade.

Por um lado pode desculpar-se isso pelas questões da garantia de segurança... por outro lado, fica a questão de que isso vai completamente contra o espírito open-source. Qual o equilíbrio "ideal"? Será essa a grande questão... difícil de responder.


Smartwatchs já superam vendas dos relógios suiços?



Os smartwatches podem estar ainda a uma ou duas gerações de se tornarem naquilo que se espera deles, mas modelos como o Apple Watch (e não só) começarem já a fazer estragos entre a compra dos tradicionais relógios suiços.

A venda de smartwatches no último trimestre já atingiu 8.1 milhões de unidades, enquanto que os relógios suiços caíram para 7.9 milhões. Ao menos alguns já vão reagindo e tentando adaptar-se a esta nova realidade - mesmo se para muitos, continuará a não haver qualquer sobreposição entre as diferentes classes de dispositivos: quem quer um relógio mecânico continuará a querer um desses, e não um smartwatch.


Nova Iorque já tem "cabines telefónicas" do futuro



Quem visitar Nova Iorque não só encontra hotspots WiFi espalhados pela cidade, como agora terá quiosques multimédia com tablets que poderá utilizar para navegar na internet e fazer tudo aquilo que está habituado a fazer num tablet - para além de também poder recarregar os seus dispositivos mobile no caso de estar a ficar sem energia.

Neste caso, acho que acaba por ser vantajoso não se ter uma "cabine" propriamente dita, como nas velhas cabines telefónicas... mas facilmente se poderá imaginar que alguns transeuntes ficassem tentados a "acampar" dentro delas e ficar a lá o dia todo. :)


Google Play também diz adeus às ligações ao Google+



A Google não pára com o afastamento do Google+, e o mais recente sinal disso é a remoção das suas ligações ao perfil de jogos do Google Play Games. Os jogadores terão agora que criar um novo Game ID que permitirá ter uma identidade nos jogos mais "desprendida" da sua identificação online (ideal para aqueles que não queiram ver a conta que usam para efeitos profissionais ser associada a um nome de jogador "Docinho666".

... Por outro lado, não deixa de continuar a surpreender a volta de 180º que o Google deu a respeito do Google+ e de todo o esforço desperdiçado a forçar que todos os utilizadores Google o usassem, quer quisessem quer não. (É que bem vistas as coisas, a coisa nem estava mal pensada... falhou simplesmente na abordagem de tentar obrigar que todos o usassem!)



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)