2016/02/27

Novo robot Atlas é mais compacto e capaz que nunca


A Boston Dynamics tem feito imensos avanços no campo da robótica, e mostra-nos o resultado disso com a mais recente geração do robot humanóide Atlas, que tem tanto de impressionante... como de assustador.

O novo Atlas humanóide é completamente autónomo, funcionando a energia eléctrica (sem o barulho dos motores do Big Dog) e com actuadores hidráulicos, e contendo os obrigatórios sensores e LIDAR para saber onde está e o que tem à sua volta. No vídeo de demonstração vemos como este robot já consegue fazer coisas que - embora de aparência simples - são extremamente complexas (como caminhar em terreno irregular, equilibrar-se após alguns deslizes, pegar em caixas com pesos); mas claro que depois não faltam as habituais situações de "abuso" para ver que tal ele se comporta com coisas mais inesperadas.

Simplesmente impressionante ver todo o progresso que tem sido feito... mas também preocupante para os que temerem que um dia estas máquinas sejam adaptadas para situações militares ou de um potencial cenário apocalíptico em que uma inteligência artificial avançada os faça revoltarem-se contra os seus criadores.


3 comentários:

  1. Bem, o gajo já anda tão bem como eu quando estou com 30 minis nos queixos...

    ResponderEliminar
  2. É de facto incrível e assustador. E já faz pouco barulho. Be careful

    ResponderEliminar