2016/02/08

OnePlus 2 baixa de preço para os €345


A OnePlus tem sentido imensa dificuldade em fazer com que o OnePlus 2 repita o sucesso do seu antecessor, e agora demonstra isso mesmo, reduzindo o preço de 399 para 345 euros.

O OnePlus 2 continua a ser um smartphone interessante, mas o seu preço de 399 euros estava muito longe de o tornar no "flagship killer" a que o modelo anterior nos habituou. Refira-se que não é só a OnePlus que tem sentido as dificuldades em pedir preços elevados pelos seus smartphones, e que até a Google o tem feito nos seus Nexus, que recentemente levaram um corte de 80 e 100 euros.

Essas dificuldades fizeram-se notar com a abandono do sistema de convites (também já era tempo disso), e agora confirmam-se com a chegada de uma redução de preço dos 399 para os 345 euros.

É um preço bem mais atractivo, sem dúvida, mas as marcas têm que ter consciência de que este sistema de baixar preços poucos meses após o lançamento também tem consequências. O que acham que acontecerá nos lançamentos de próximos modelos? Haverá uma quantidade apreciável de fãs que se sentirá enganada por comprar um smartphone cujo preço baixou alguns meses (ou semanas) após o terem comprado, e que provavelmente optarão por aguardar para ver se o preço não voltará a baixar novamente. Mesmo tendo em conta que a OnePlus irá fazer reembolso a quem comprou um nos últimos 15 dias - que não será feito por "bondade" mas sim por esses estarem dentro do prazo para poder recorrer à devolução e nova compra ao preço reduzido (e que apenas servirá para angustiar os que compraram há 16 dias ou pouco mais.)

Da próxima vez talvez seja mais simpático apostarem logo de início num preço concorrencial, que evitará esta situação e permitirá manter a reputação da marca de ter preços super-atractivos sem manobras de preços rebuscadas (recomendação válida também para a Google e os seus Nexus.) E nem vamos entrar na questão do impacto que estas reduções têm a nível do preço de revenda do smartphone em segunda mão, que para muitas pessoas também terá será um factor a ter em conta.

3 comentários:

  1. No espaço de um mês baixaram quase 100 euros...
    Primeiro oferta de portes, depois baixa de preço...
    Fiz o negocio no pior momento :(

    ResponderEliminar
  2. Eu bem tinha a impressão que estavam com dificuldades em despachar os OnePlus 2...

    Eles precisam de ver que a pessoa que comprou o One por 260 ou 300€ não será certamente a mesma que pagar 400 pelo segundo (principalmente porque o primeiro ainda é um telefone com um desempenho muito bom!)
    Em cima disto, quando podemos ter um Nexus pelo mesmo preço, acho que a escolha não é muito difícil.

    ResponderEliminar