2016/02/19

ReFlex mostra-nos o futuro dos smartphones flexíveis


Os smartphones flexíveis têm demorado a chegar ao mercado, mas este ReFlex é um protótipo que nos mostra como a primeira geração destes produtos poderá ser.

Há alguns anos, a chegada de smartphones como o LG Flex e o Galaxy Round fazia antever que estivesse para breve a chegada de modelos verdadeiramente flexíveis ao mercado; mas os anos foram passando e essa promessa nunca foi cumprida.

Mas há quem diga que a tecnologia se esteja a aproximar do ponto em que será possível lançar o primeiro smartphone a nível comercial, e que este protótipo ReFlex criado na Universidade de Queens University é a prova disso. Recorrendo a um OLED HD flexível da LG, este ReFlex não só permite usar a flexibilidade do ecrã como forma de interacção com o sistema, como recorre a um sistema de feedback físico que permite ao utilizador sentir coisas como o "mudar de página" ou até o esticar de um elástico como acontece no jogo Angry Birds.

Os seus criadores dizem que um produto como este (mais evoluído) poderá chegar ao mercado até ao final da década... pelo que agora, é só esperar para ver se algum dos grandes fabricantes, que tão sedentos por lançar "novidades" estão, pega no conceito.

1 comentário:

  1. Mas que ganda gimmick :) Dobrar para interagir não parece ter grande precisão nem ser assim tão necessário. Pelo menos pelo vídeo não me convencem.

    ResponderEliminar