2016/02/05

TE.M.S mostra-te o tempo de espera nos Hospitais


O Ministério da Saúde lançou na semana passada o portal "Tempos Médios de Espera" que disponibiliza os tempos de atendimentos nas urgências hospitalares, e ao mesmo tempo foi lançada a app TE.M.S-Tempos Médios de Espera que facilita o acesso a esta informação via mobile.

A ideia de apresentar o Tempo Médio de Espera dos Hospitais publicamente é bastante interessante, uma vez que permite aos cidadãos ver as informações relativas aos hospitais da sua área, permitindo uma decisão mais acertada no momento de escolher o hospital onde se dirigir (consoante os tempos apresentados).


No entanto, pelo menos para já, a teoria não se pode aplicar a 100%, uma vez que ainda são poucos - menos de metade - os hospitais que disponibilizam esta informação na app. E resta também saber se as informações que aparecem na app TE.M.S-Tempos Médios de Espera (e portal) correspondem à realidade, o que (felizmente), ainda não tive oportunidade de comprovar.


Segundo o Ministério da Saúde, até ao final deste ano praticamente todos os hospitais deverão ter a capacidade de disponibilizar as informações acerca dos respectivos tempos de espera, e aí sim, esta app estará a funcionar em pleno.


Finalmente, fica o conselho para utilizarem o link disponibilizado na própria app para antes de se deslocarem a uma urgência hospitalar ligarem para a Linha Saúde 24 (tel: 808 24 24 24), o que muitas vezes permite evitar a deslocação ao hospital, mas no caso de se verificar que esta deslocação é mesmo necessária facilita o acesso ao hospital, uma vez que quando lá chegarem já existirão informações acerca do vosso problema.



Por: Nuno Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)