2016/03/09

Acelerar iPhone com um bug que desactiva as animações


As animações e transições usadas no iOS são fluidas mas também são relativamente lentas. Felizmente, há um bug que permite removê-las por completo, dando uma nova vida aos iPhones.

Nos iOS mais recentes a Apple abusou um pouco no tempo dedicado às transições e animações do sistema, que afectam praticamente tudo, desde entrar e sair das apps, a abrir e fechar pastas de icons. Para piorar, mesmo que se desactivem as "animações" nas definições, estas transições continuam a estar presentes e a demorar praticamente o mesmo tempo - e quem se quisesse livrar delas tinha que recorrer ao jailbreak. Mas, há um curioso bug que permite eliminar completamente as transições e ter o iPhone a funcionar sem atrasos artificiais - e sem ter que fazer jailbreak.

O método consiste em:

  1. Activar o Assistive Touch, em "Settings > General > Accessibility > Assistive Touch"
  2. Regressar ao Home screen e arrastar o icon do Assistive Touch para o canto inferior direito do ecrã.
  3. Chamar o spotlight com o gesto de desligar para baixo no Home screen. Assim que o icon do Assistive Touch for arrastado para cima pelo ecrã, tocar no ecrã para sair do Spotlight.
  4. Repetir o passo 3 diversas vezes (até notarem que o processo ficou mais rápido)
  5. A partir de agora, entrar nas apps e pastas deverá acontecer sem animações (até fazerem um reboot), e podem desactivar o Assistive Touch.


É certo que as animações servem de guia visual e ajudam bastante a ter uma melhor percepção do que se está a passar... mas não se percebe porque motivo a opção de desactivar as animações não faça efectivamente o que anuncia, e que isso só possa ser conseguido à custa deste "bug". (Começo a suspeitar que, tal como o bug que permite esconder os icons das apps do sistema, estas técnicas não sejam "bugs" mas sim a forma encontrada pelos engenheiros de Apple de infiltrar no sistema funcionalidades que oficialmente a Apple não quer ver implementadas.)


3 comentários:

  1. "...não se percebe porque motivo a opção de desactivar as animações..." Isso existe ?
    Só me recordo da opção da Acessibilidade -> Reduzir Movimento que faz o que diz, reduzir não é desactivar, e de facto reduz.
    Há alguma opção "Desactivar Animações" ? Não conheço.

    ResponderEliminar
  2. Não são muitas as vezes que as palavras 'felizmente' e 'bug' fazem parte da mesma frase... :D

    ResponderEliminar
  3. Fiz ontem isso quando vi no redmondpie e realmente era mais snappy mas as animações voltaram sem dar por isso. E sem fazer reboot.

    ResponderEliminar