2016/03/04

Amazon deixa fazer compras sem validar o email


O equilíbrio entre a facilidade/comodidade e a segurança é uma relação delicada de manter, mas temos um caso que nos mostra os riscos das facilidades acrescidas, devido à Amazon nem sequer validar o email dos novos clientes.

Um dos nossos leitores relatou-nos que recebeu um email da Amazon a confirmar a encomenda de uma capa para um iPhone 6/6S, o que o deixou bastante intrigado, uma vez que não fez qualquer compra - nem sequer tem um iPhone. Perante tal situação, rapidamente se apressou a entrar na sua conta da Amazon para verificar se algum hacker estaria a usar conta para fazer umas compras; e felizmente comprovou que não existia qualquer encomenda feita em seu nome.

Só que, o email enviado pela Amazon era mesmo legitimo, o que o levou a investigar um pouco mais, tendo descoberto uma pequena discrepância: o email utilizado nessa encomenda da Amazon é idêntico ao dele, mas sem "pontos". Ora... se bem se recordam, os pontos não têm efeito num endereço da Google/Gmail mas são considerados emails diferentes na maioria dos serviços. E com isto, depressa se descobriu o que se passou...

Um desconhecido com nome idêntico ao do nosso leitor fez uma compra na Amazon, e por lapso (ou deliberadamente) terá introduzido este email que é sinónimo do email já existente. Para a Amazon o email foi reconhecido como sendo de um novo utilizador; mas quem receberá todos esses emails é o nosso leitor. Algo que se torna possível pois a Amazon não procede à validação de emails antes de permitir uma encomenda (uma situação que por cá já abordamos antes) - o que não só deixa os dados desse cliente expostos (o nosso leitor tem acesso a todas as suas compras) como até permite que possa mudar as moradas de entrega, as passwords, ou até eliminar a conta.

Ainda mais caricato é que, depois de contactar a Amazon para alertar para este caso, a Amazon decidiu contactar o novo cliente... só que fê-lo por email, enviando uma mensagem que novamente veio redireccionada para o nosso leitor!


Enfim... já ficam alertados para o caso de começarem a ver avisos de compras feitas na Amazon por outras pessoas.

2 comentários:

  1. OLX.br é igual... volta e meia tenho que "fechar" a conta

    ResponderEliminar
  2. Tenho um sacana de um fulano com o mesmo nome e faz-me o mesmo. Até documentos privados da empresa para onde ele trabalha recebo lol

    ResponderEliminar