2016/03/12

Android N vai permitir criar mini-widgets nos Quick Settings


Aos poucos lá se vão descobrindo mais algumas coisas sobre o Android N que ficou disponível em versão Developer Preview; e uma delas era algo que já tinha levantado suspeitas no Android M: a possibilidade de se adicionarem elementos personalizados ao Quick Settings.

Os Quick Settings permitem o acesso rápido a diversas funções (por exemplo, WiFi, Bluetooth, lanterna, etc.) puxando para baixo o painel de notificações. No Android M surgiu uma curiosa funcionalidade que permitia que os utilizadores adicionassem funções extra a esta secção, só que isso tinha que ser feito por processos bastante complexos e recorrendo a apps adicionais. Isso demonstrou que era algo que a Google estava a explorar, mas que ainda não estaria suficientemente maduro para apresentar aos utilizadores... coisa que parece acontecer com o Android N.

Com o Android N os developers terão a opção para criar elementos que os utilizadores poderão adicionar aos Quick Settings para realizar acções de carácter urgente ou de utilização frequente. Por exemplo, uma app poderá criar um botão que deixe mandar uma mensagem automática com a nossa localização para um contacto favorito; ou mil e uma outras coisas que se possam imaginar.

Podemos considerar isto como um género de widgets em versão alternativa, e que - como os utilizadores de iPhones farão questão de relembrar - aproximam-se do conceito de widgets que existe no iOS, e onde os mesmos só existem na respectiva área das notificações, equivalente aos Quick Settings do Android. Embora uns não substituam os outros, a vantagem destes "mini-widgets" no Quick Settings é que ficam acessíveis mesmo enquanto se está a utilizar uma app; sem ter que dar um salto para o home screen ou ecrã lateral, onde esteja localizado um widget convencional.

Os Quick Settings do Android N vão permitir múltiplas páginas de icons... resta-nos esperar que não se comece a abusar ao ponto de fazer com que os Quick Settings se tornem numa réplica dos home screens atulhados de icons de apps.

1 comentário:

  1. Não é bem a mesma coisa, mas creio que foi aqui que se falou no Snap, uma app penso que portuguesa, que permite colocar widgets na barra de notificações. No meu caso, se eu puxar de cima, no terço mais à esquerda, em vez de puxar as notificações, puxo o Widget do Keep, para ver como estã as minhas tarefas, lembretes e notas! ;)

    ResponderEliminar