2016/03/11

Bug no ZenFone 2 de 16 GB vai roubando espaço disponível


Se têm um Asus ZenFone 2 e não percebem porque motivo têm cada vez menos espaço livre para apps, fotos e vídeos, a culpa não é vossa mas sim de um bug no sistema.

Muitos utilizadores com ZenFone 2 (um modelo bastante popular, considerando que esteve disponível a um preço irresistível) começaram a aperceber-se que o espaço disponível para armazenamento de dados no seu smartphone ia ficando cada vez mais reduzido, mesmo que não instalassem novas apps, fizessem downloads, ou lhe adicionassem fotos e vídeos. Era simplesmente espaço que estava a desaparecer sem explicação, e só para quem fizesse root é que o mistério ficava explicado.

O ZenFone 2 vem com um bug no sistema que faz vai criando logs com tamanho sempre crescente, que eventualmente começam a atingir gigabytes e mais gigabytes. Estes ficheiros marcados como ficheiros do sistema (na pasta data/logs/modemcrash) não estão acessíveis nem são visíveis normalmente, o que complicava a detecção do problema aos utilizadores sem root.

A Asus já confirmou a existência deste bug e diz que irá disponibilizar uma correcção. Pelo que se sabe, este bug afecta apenas o modelo de 16GB (ou pelo menos, é o modelo que, por ter menos espaço, esse bug se torna visível mais rapidamente) com a versão de sistema 2.20.40.164.

7 comentários:

  1. Porque é que este artigo estava escrito em inglês à bocado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque publiquei no blog errado. :(
      Era um post destinado ao "parente emigrado" do AadM:
      http://www.internetbestsecrets.com/2016/03/asus-zenfone-2-bug-silently-eats-away.html

      Eliminar
    2. AadM internacional? :)

      Eliminar
    3. Bem me parecia que o outro artigo era lá para o outro lado :)

      Eliminar
  2. Está afetando também o ZenFone 2 de 32G, o meu esta quase no limite!

    ResponderEliminar
  3. Está afetando também o ZenFone 2 de 32G, o meu esta quase no limite!

    ResponderEliminar
  4. O meu também de 32G está quase no fim e não tenho tantos aplicativos instalados.

    ResponderEliminar