2016/03/02

Cartão ECG mostra o estado do coração


Enquanto nos vamos habituado a ter smartwatches que lêem a frequência cardíaca, há quem já vá mais longe e recorra a um cartão de visita que é capaz de exibir o electrocardiograma de uma pessoa em tempo real.

Este MobilECG  permite visualizar o electrocardiograma de uma pessoa, e tem um formato bastante compacto de um cartão de visita. A pessoa tem apenas que colocar os polegares sobre os contactos, e poderá ver imediatamente a sua frequência cardíaca e ECG.

Este cartão foi criado como uma brincadeira e não pretende ser uma ferramenta médica (facto que vai relembrando regularmente, para que não haja mal entendidos), estando os planos e código disponíveis como open-source para quem o quiser replicar. Uma vez que o interesse gerado foi bastante elevado, estão também a considerar a produção de uma série destes cartões, que ficaria por um preço de 29 dólares, ou menos, dependendo da quantidade de interessados.

Eu até que fico com vontade de comprar... mas considerando que seria daqueles gadgets que seria usado uma dezena de vezes e depois iria para a gaveta das "tralhas", teria que ter um preço bastante mais em conta. Ainda assim, pode servir de inspiração para criarem outros cartões digitais usando apenas os componentes centrais e dispensando o ECG.


4 comentários:

  1. Boas!! Sem querer ser demasiado preciosista acho importante realçar que o que o aparelho faz é, quando muito, mostrar o ritmo cardíaco e não o electrocardiograma (para isso são precisas várias derivações). Na prática e como foi dito a utilidade do aparelho será mais para "brincar" e dps por para o lado... penso que nos próximos anos os gadgets de saúde / medicina irão-se desenvolver muito e poderão ser mt úteis, mas não é o caso deste gadget...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique, não sendo um especialista na matéria, eles dizem que de facto faz essas derivações e é um ECG "a sério".

      "yes, this "electroCARDiograph" measures the real ECG signal between the users hands (Lead I in Einthoven's triangle, image from Wikipedia).

      While it is not a diagnostic device, it is good enough to clearly capture the P, Q, R, S and T waves of the ECG signal, as shown in the video."

      Eliminar
    2. Carlos como sempre atento e respondendo rápidamente... Aproveito assim para dar os parabéns por todo o trabalho no AADM!!! Num ECG são colocados 10 electrodos diferentes (1 em cada membro e 6 no peito) e dps o cruzamento / direcção dos eletrodos dão origem a 12 derivações diferentes que são os que nos primitem detectar algumas patologias ao identificar as alteracções... O que essa máquina pode emitir ao igual que as máquinas usadas na monotorização do doente hospitalar é o ritmo electrico... ou seja conduz a energia de um membro ao outro mas só nós dá essa derivação...muito diferente de um electrocardiograma que nos dá bastante mais derivações... (por exempl... um Enfarto Agudo do Miocardio muitas vezes só afecta uma zona específica do coração...pelo que muitas vezes a maioria das 12 derivações vêm normais e apenas só em 2 ou 3 conseguimos detectar as alterações...)... Desculpem a seca mas como sei que o Carlos é interessado por diversos temas penso ajudar a esclarecer este assunto...

      Eliminar
    3. Pois, como referi, para mim isso é "chinês", daí ter transcrito o que eles dizem das tais ondas "P, Q, R, S, T ". :)

      Eliminar