2016/03/29

Como eliminar avisos do upgrade para o Windows 10


Fartos de lidarem diariamente com popups a incentivar o upgrade para o Windows 10? O Never 10 é um pequeno utilitário que elimina essas mensagens e faz regressar a tranquilidade aos Windows 7 e 8.1.

Embora seja fortemente recomendado que façam a actualização para o Windows 10, esta é ultimamente uma decisão que cabe a cada utilizador - e que não desculpa a forma abusiva com que a Microsoft tem tentado forçar essa actualização (nalguns casos fazendo-a mesmo sem que os utilizadores tenham dado ordem para tal, ou a tenham dado inadvertidamente.)

Para quem tem a certeza absoluta de que não quer passar para o Windows 10, a Microsoft permite acabar com o "sofrimento" dos lembretes constantes, mas isso é algo que obriga a mexer no registry e que não estará ao alcance da maioria das pessoas. Daí, este Never 10, que faz essas alterações de forma automática e simplificada.

Quem gostar de saber o que o programa faz, ou fazer as alterações manualmente, as chaves do registry a alterar são:

  • HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Gwx
    Under this key, the 32-bit DWORD value “DisableGwx” is set to 1 or completely deleted.
  • HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate
    Under this key, the 32-bit DWORD value “DisableOSUpgrade” is set to 1 or completely deleted.

Se alguma vez mudarem de ideias, podem também usar o Never 10 para reactivar a actualização para o Windows 10... o que nos faz relembrar que nunca se deve dizer nunca. :)


O Never 10 tem um aspecto tosco e simplista, mas chega-nos dos criadores do popular SpinRite, programa de recuperação de dados, pelo que se espera que seja de confiança. Mas na dúvida, nada como alterarem os valores no registry manualmente, e já ficam com a consciência tranquila quanto ao que foi feito.

1 comentário: