2016/03/24

Facebook vai alertar utilizadores para a criação de contas falsas em seu nome


A internet veio facilitar o contacto entre pessoas, mas também facilita a vida a todos os que dela pretendem abusar para fins fraudulentos. A criação de contas em nome de identidades falsas é um desses problemas e o Facebook está a criar uma ferramenta que alertará os utilizadores cujos dados estejam potencialmente a ser usados para contas falsas.

A maioria das pessoas nem pensará (e ainda bem) na facilidade com que se pode criar uma conta em nome de qualquer outra pessoa. Nada nos impede de criar um email com um qualquer nome à escolha, e nada nos impede de chegar ao Facebook (ou outros serviços), pegar numa foto de um qualquer utilizador e criar uma conta "repetida", com a sua foto e até com o mesmo nome. Se isso é algo que poderá passar despercebido à pessoa legítima, é algo que poderá complicar bastante o processo para todas as outras pessoas que a tentarem encontrar e se depararem com ambas as identidades.


O Facebook está consciente de que isso é um problema real e está a criar uma ferramenta que irá alertar os utilizadores para potenciais contas fraudulentas que estejam a ser criadas em seu nome ou com as suas fotos. Assim, será mais fácil estar a par destas situações, e apanhar o problema logo de início, antes que se possa tornar num problema muito maior.

Embora o processo de detecção e alerta seja automatizado, com o utilizador a ser notificado das potenciais contas falsas para que possa ver se é mesmo uma conta fraudulenta ou de alguém que poderá ser muito parecido consigo e ter um nome idêntico (entre mais de mil milhões de pessoas tudo é possível! :) - o tratamento que se segue é sempre feito por pessoas, para minimizar o risco de potencial abuso da ferramenta, e que em casos extremos até poderia permitir ao utilizador falso queixar-se e bloquear o utilizador legítimo.


Resta agora esperar que a ferramenta funcione tão bem quanto se deseje, e que se possa ter o pré-aviso do Facebook para os potenciais problemas... em vez de simplesmente se arriscarem a que num dia igual a qualquer outro, descubram por mero acaso que há alguém no Facebook a usar o vosso nome e foto, mas que não são vocês.

1 comentário:

  1. Sou gestor de vários grupos no Facebook e se há coisa que tinha que levar urgentemente um melhoramento, essa coisa era a deteção de perfis falsos. (Geralmente usados para anunciar vendas ilegais).
    Vamos lá ver se isto ajuda...

    ResponderEliminar