2016/03/01

iPhones mais lentos com iOS mais recentes: Mito ou Verdade?


O síndroma de que os nossos smartphones e computadores vão ficando progressivamente mais lentos com cada nova versão de software é algo que acontece desde sempre. Mas, será isso real ou apenas uma questão de percepção causada pelos novos dispositivos mais potentes? Nada como fazer um teste para tirar as dúvidas.

Se são daquelas pessoas que ocasionalmente olham para os seus iPhones 4S e pensam em algo como "isto está cada vez mais lento", hoje temos o teste que irá acabar com todas as dúvidas. Um teste que coloca cinco iPhones 4S idênticos lado a lado, mas onde cada um deles tem instalado uma versão do iOS diferente, desde o iOS 5 ao mais recente iOS 9.

As diferenças nem sempre são claras, pois dá-se o caso de nalgumas situações um iOS mais recente estar ligeiramente mais optimizado (como o tempo de arranque do iOS 6 face ao iOS 5), mas de um modo geral, comprova-se que o problema não é de percepção, e que os novos iOS vão ficando invariavelmente mais lentos. Mesmo em situações que se poderiam esperar ter sido optimizadas, como o carregamento de páginas web no Safari, os iOS mais antigos são mais rápidos.

... Agora, é só soltar as rédeas a todos os que acharem que esta lentidão é propositadamente incluída como forma de incentivar os utilizadores a comprarem iPhones novos. :)

(Dito isto, mesmo não querendo entrar em teorias da conspiração, penso que se deveria ter bastante mais cuidado para que qualquer nova versão de sistema fosse feita de forma a que não piorasse as prestações relativamente à versão anterior.)

13 comentários:

  1. Era bom fazer o mesmo com o Galaxy Nexus (lançado no mesmo ano) com o Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, Kit Kat, Lollipop e Marshmalow. Em geral as versões do Android ficaram mais leves ao contrário do iOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que seja assim. Pela experiência que tive com um nexus 7, 4 e moto G, com os upgrades os aparelhos ficaram mais lentos, ou mesmo quase inutilizáveis. Somente quando fiz o downgrade do Nexus 7 para o 4.2 fiquei novamente com um tablet rápido.

      Eliminar
    2. Na verdade o que eu propus é impossível. O Galaxy Nexus foi o primeiro telemóvel a receber o Ice Cream Sandwich, mas foi actualizado apenas para o Jelly Bean. Só recebeu actualizações por cerca de um ano e meio

      Eliminar
  2. Tenho o 4S ainda e se não fossem as apps da App Store tinha-me ficado na 6. A partir da versão 7 o telefone ficou praticamente lento. O problema é que a partir da 7 o sistema tem de suportar duas frameworks diferentes.
    Acho que os iPhones ficaram a preços exagerados é o caso do 6s+

    ResponderEliminar
  3. E por este motivo que me afastei do iOS...O meu ipad 2 está praticamente inutilizável com o iOS 9.por outro lado o meu Nexus 5 está cada vez melhor a cada update (exceto no 5.0 porque a Google fez asneira mas logo corrigiu).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo e assino por baixo, Ipad 2 e IOS 9, tudo no mesmo dispositivo, faz-me lembrar o novo anuncio radiofónico da Vodafone... Inspire... Expire... Sinta o buffering... 512mb de ram não dá pra mais, eram mais honestos terem deixado o Ipad2 com o IOS 7, máximo 8...

      Eliminar
    2. Talvez a Apple deva fazer como o Google e só dar suporte durante 18 meses e nos forçar a comprar um novo aparelho.

      Eliminar
  4. Bem, este teste é feito no 4s que já é um tele bem velhinho. Também é natural que possa haver perda de performance porque a evolução do SO tenta introduzir novas funcionalidades. Estas vão melhorar a experiência, mas vão naturalmente exigir mais do hardware. Mau era se não fossem incluídas as novidades porque um aparelho lançado há + de 4anos ficaria um pouco mais lento!

    Eu acho inclusive muito positivo que um iphone de 2011 ainda consiga lidar perfeitamente com as últimas atualizações sem grande perda de performance, sim porque pelos testes do vídeo, sinceramente, a diferença não é assim tão grande quanto isso.

    Estes resultados, na minha opinião, só mostram o bom trabalho que a apple tem feito com o seu SO.

    PS: Sou utilizador android desde pequenino e não me dou com a apple nem por nada. Sistema muito simplificado, muito fechado e material muito caro. No entanto, é preciso dar valor quando ele existe.

    ResponderEliminar
  5. É uma tristeza a forma como a apple trata os clientes, fazendo deles ignorantes. Alegam que as actualizações são necessárias por motivos de segurança, quando quem percebe do assunto, sabe que não são atualizações de segurança que diminuem a performance.
    Seria mais justo dizer ao cliente que poderia ficar na versão 6 ou 7,mas que as aplicações também ficavam presas a essas versões do SO. E aí as pessoas avaliaram se a atualização do SO justificaria porque uma determinada aplicação que utiliza também essa na nova versão tinha novidades de interesse que só funcionaria numa versão mais recente do SO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples, basta não fazer as actualizações. Será exactamente como faz o Google, com suporte por apenas 18 meses.

      Eliminar
    2. Simples é em todos os sistemas operativos. Mas no caso da Google se não ficar satisfeito, posso voltar atrás. Na Apple simplesmente não se pode. Não vale a pena justificar o que a Apple faz ou deixa de fazer, pois o problema é a política da empresa. Vendem os equipamentos e acham que ainda são donos deles.

      Eliminar
  6. É uma tristeza a forma como a apple trata os clientes, fazendo deles ignorantes. Alegam que as actualizações são necessárias por motivos de segurança, quando quem percebe do assunto, sabe que não são atualizações de segurança que diminuem a performance.
    Seria mais justo dizer ao cliente que poderia ficar na versão 6 ou 7,mas que as aplicações também ficavam presas a essas versões do SO. E aí as pessoas avaliaram se a atualização do SO justificaria porque uma determinada aplicação que utiliza também essa na nova versão tinha novidades de interesse que só funcionaria numa versão mais recente do SO.

    ResponderEliminar
  7. Sim. O novo iOS traz mais recursos, mas vai tornar o iPhone mais lento.
    Some iOS 12 wallpapers

    ResponderEliminar