2016/03/10

Notícias do Dia

É preciso ter cuidado redobrado, pois temos nova vaga de ransomware ao ataque; o novo Android N Developer Preview já está disponível com novidades e com acesso facilitado via OTA; a Microsoft já disponibilizou o Sign-in beta que troca a password pelo smartphone; primeiro acidente "provocado" pelo carro do Google já tem vídeo; e também vimos como se pode acelerar um desactivando as animações por intermédio de um bug.

Seguem-se as notícias do dia, e não se esqueçam de que têm uma coluna bluetooth à prova de água à vossa espera no nosso passatempo do gadget da semana; e que também estamos a oferecer uma box Android WeTek para celebrar o 5º aniversário do Apps do Android.


Line deixa fazer chamadas de voz em grupo com até 200 pessoas



A app de mensagens/chamadas Line pode não ser muito conhecida no Ocidente mas é uma das mais populares no Japão (e que se começa a alargar a outros países). E uma das suas grandes vantagens será a capacidade para suportar chamadas em grupo com até 200 pessoas!

Não estou a imaginar nenhuma situação em que se pudesse querer ter um grupo de 200 pessoas que pudessem falar ao mesmo tempo; mas se tiverem necessidade disso, sabem que podem usar esta app (disponível para Android, iOS, Windows, e brevemente Mac.)


PDF Expert passa a suportar Handoff para transferências imediatas entre iOS e Macs


A funcionalidade de Handoff permite a fácil transferência entre Macs e iPhones/iPads, e agora isso passa a ser possível também no PDF Expert, uma das mais populares app para visualização e anotação de PDFs. Quando se estiver a ver um PDF num iPad ou iPhone e se quiser continuar o trabalho num Mac, basta clicar no icon do Handoff no PDF Expert num Mac, e ter acesso imediato ao ficheiro que se tinha no dispositivo mobile.

Para Abril está prometida uma nova grande actualização, que irá permitir fazer a edição de texto dentro de um PDF.


Google vai acabar com o PageRank visível para o público



A Google vai dar (novas) dores de cabeça aos especialistas das "optimizações para os motores de busca" (SEO), anunciando o fim da visibilidade do seu indicador PageRank. Este elemento, que permitia rapidamente avaliar se um site estava bem cotado ou não no Google, era considerado o indicador de referência para avaliar um site - embora a Google há muito que dissesse que este era apenas um entre muitos indicadores internos, e que ia tendo cada vez menos peso nos seu resultados internos.

Alguns especialistas dizem que é uma medida que já vem tarde, e que a Google nunca deveria ter mostrado publicamente o PageRank.


Erro ortográfico impede hackers de roubarem quase mil milhões de dólares



Um elaborado esquema montado por hackers para defraudar vários bancos em quase mil milhões de dólares foi detectado e interrompido graças a um simples erro ortográfico. Os hackers conseguiram entrar no sistema de transferências do Banco de Bangladesh, e daí começaram a emitir ordens de transferências de milhões de dólares para contas noutros bancos, de onde levantariam o dinheiro.

Mas numa das transferências os hackers escreveram "fandation" em vez de "foundation" no nome da suposta organização não-governamental para onde seria feita a transferência, o que levou um funcionário mais atento a pedir esclarecimentos adicionais e detectar o que se estava a passar. Os hackers conseguiram ainda assim escapar com 80 milhões de dólares, mas este erro permitiu que o banco ainda fosse a tempo de impedir outras transferências fraudulentas que totalizavam um valor de 870 milhões de dólares!

... Como vêem, há muitos motivos para que se aprenda a escrever correctamente. ;P


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

1 comentário: