2016/03/15

Notícias do Dia

O Android ganha streaming de jogos no Google Search e secção Indie no Google Play; os Entrim 4D da Samsung são headphones que criam sensação de movimento em VR; a Google sofre nova derrota na Rússia e fica proibida de exigir a instalação das suas apps nos Android com Play Store; uma pequena chave de $8 que deixa Nova Iorque nas mãos de ladrões e terroristas; e as entidades anti-pirataria vão mudar de táctica na Austrália, passando a apostar na sensibilização.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget para oferecer esta semana: um mini-teclado wireless com touchpad. Basta uma única resposta certa para ficares habilitado, mas quantas mais perguntas responderes, melhor. :)


Condução autónoma chega ao Honda Civic "barato"




Os sistemas de condução autónomos são algo já disponível em carros de gama alta, mas a Honda parece querer popularizar esta tecnologia e vai disponibilizá-la no seu Civic mais económico (que nos EUA custa cerca de 20 mil dólares). No entanto importa referir que este sistema mais económico tem algumas limitações, apenas funcionando em auto-estradas e vias rápidas equivalentes, onde as marcações da estrada estejam em boas condições e - talvez um pouco mais caricato - exista outro veículo a circular à sua frente.

... Seguir o veículo da frente não deixa de ser uma táctica simples e eficiente para atingir o objectivo pretendido; a não ser quando não há veículo a seguir.


Skype na web já deixa fazer chamadas para telefones e telemóveis



Demorou, mas finalmente a versão web do Skype fica equipada às restantes versões, deixando fazer chamadas telefónicas para telefones fixos e telemóveis. Claro que para isso é necessário terem crédito na vossa conta (tal como acontece nas restantes apps e plataformas), e temos também um conjunto de novidades, como a capacidade para ver vídeos do YouTube sem sair do Skype, notificações web para se saber quando se recebe uma chamada mesmo estando noutra tab, e a possibilidade de convidar pessoas para se juntarem a uma conversa mesmo que não sejam utilizadores registados no Skype.


Vencedor do Prémio Nacional de Portugal - Sony World Photography Awards 2016



A Sony já revelou os vencedores dos prémios nacionais referente aos Sony World Photography Awards deste ano, e imagem vencedora, intitulada "Jardim do Éden", foi captada por de Adriano Neves - um repetente, que assim vence pelo segundo ano consecutivo. A imagem vencedora integrará a Exposição dos Sony World Photography Awards 2016 na Somerset House, em Londres, de 22 de abril a 8 de maio, e será publicada no livro anual dos Sony World Photography Awards.

O segundo e terceiro classificados do Prémio Nacional de Portugal foram:
2.º classificado – João Figueiredo pela fotografia intitulada "Dia quente de verão"
3.º classificado – Diogo Oliveira pela fotografia intitulada "Porto



Samsung está a trabalhar numa rede social visual


A Samsung não se deixa intimidar pela proliferação de redes sociais, e avança com a criação de mais uma: a Waffle - uma rede social que visa facilitar a criação de histórias usando fotos, em estilo colaborativo entre todos.

Projecto destinado ao fracasso, ou com potencial para se tornar no próximo fenómeno viral - isso é que será a grande incógnita (eu, sendo pessimista nestas coisas, diria que será mais uma grande rede social que a maior parte das pessoas vai usar uma vez para ver como é... e depois deixar no seu smartphone até ao dia em que já nem se lembra do que aquilo é a desinstala.)





AlphaGo confirma a supremacia vencendo o último jogo de Go contra Lee Sedol



As esperanças de que Lee Sedol tivesse recuperado e conseguido dar luta à inteligência artificial da Google esfumaram-se com a confirmação de nova vitória no 5º jogo, deixando Sedol com apenas uma única vitória no 4º jogo.

É um marco importante para o desenvolvimento dos sistemas de Inteligência Artificial. Previa-se que fosse necessário mais uma década de desenvolvimento até que se chegasse ao ponto em que um sistema AI pudesse vencer um jogador humano de Go, mas como a Google demonstrou... o futuro chegou mais cedo.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)