2016/03/28

Notícias do Dia

Um projecto que transforma smartphones numa impressora 3D de baixo custo; o chat bot da Microsoft foi suspenso após se ter tornado "racista"; uma espectacular volta ao mundo filmada em 4K com um drone; o velho mito de matar apps da memória para poupar bateria; um mini jogo que testa a distracção enquanto se conduz; e como os Angolanos usam Wikipedia e Facebook para pirataria ilimitada a custo zero.

Não deixes de responder à última pergunta que te pode valer um adaptador SATA-USB 3.0, e certifica-te que espreitas a secção final com o resumo deste fim-de-semana prolongado de Páscoa. Mas antes disso, fica com as notícias do dia, pois claro:


Oculus Rift começam a ser entregues hoje



Os Oculus Rift começam a chegar às mãos (e olhos) dos primeiros compradores hoje, mas o primeiro kit oficial teve direito a uma entrega especial. Para assinalar a ocasião, Palmer Luckey (fundador da Oculus) foi entregar pessoalmente e em mão o conjunto ao primeiro comprador, no Alasca.

Ainda há muito por evoluir, e os Oculus Rift deixaram muita gente desapontada ao chegarem ao mercado com um preço muito superior ao que tinha sido dado a entender. Mas, é um primeiro passo necessário, sendo que a evolução da tecnologia se encarregará de nos trazer melhores produtos e mais baratos nos anos que se seguem. É preciso não perder a noção de tudo aquilo que os Oculus Rift fizeram nos últimos anos... e de que tudo começou como um projecto que só se tornou possível graças ao crowdfunding.


Carros sem condutor serão uma "revolução gradual"



Proibir os humanos de conduzir, de um dia para o outro; ou ir progressivamente lançando sistemas que assistam o condutor, de modo a que eventualmente ele se torne desnecessário? Para a Indústria Automóvel não há dúvidas de que será esta segunda abordagem a prevalecer - e já estando a acontecer, em modelos como os Tesla e outras marcas, onde os automóveis já são capazes de conduzir sozinhos se se cumprirem certas condições (auto-estrada, boas condições de visibilidade, etc.)

Dito isto, espero com ansiedade pelo dia em que puder requisitar um carro para me levar a qualquer lado, e chegar um carro sem nenhum condutor (nem volante. :)



Notepad++ manda mensagem clara a quem o quer usar para espalhar "lixo"



O Notepad++ é um dos mais populares editores de texto da actualidade para a plataforma Windows, tendo cativado milhares de developers (e não só) ao longo dos anos, pela sua velocidade, eficiência, e versatilidade sem limites graças à existência de plug-ins para todo o tipo de coisas. Como tal, torna-se também num alvo preferencial para quem queira desfrutar dessa popularidade para outros fins, tendo dado origem a uma resposta bem clara sobre esse assunto.

Facilmente se imagina que houvesse muitos interessados em "patrocinar" o projecto, e depois aproveitar para injectar adware ou demais "lixarada" indesejada no seu instalador, como infelizmente já tem acontecido noutros projectos.


Os 1001 usos da Realidade Virtual



Os detractores dos sistemas de realidade virtual comparam-na a apenas mais uma moda passageira que rapidamente passará de moda (ao estilo dos televisores 3D), mas há quem tenha uma visão mais optimista e que vai dizendo que estamos no limiar de toda uma nova dimensão, da qual nem sequer se podem prever os desenvolvimentos.

De certa forma, um pouco como o que aconteceu com os próprios "PCs", e em que algumas pessoas também tinham dificuldade em perceber para que motivo uma pessoa precisaria de um computador em sua casa, pois era algo que apenas fazia sentido nas empresas e universidades.

Nem será preciso dizer que apostamos na visão optimista, do VR como nova ferramenta que virá revolucionar inúmeras áreas... :)




Curtas do Dia


Resumo da Madrugada





1 comentário:

  1. Afinal, ao contrário do que andavam a dizer o Oculus Rift tem uma qualidade de imagem bastante razoável (quase sem pixeis visíveis) e um FOV maior que o DK2. Pelo menos é o que estão a dizer as pessoas que já o receberam. E se tudo correr eu também irei poder comprovar isso já em Abril!

    ResponderEliminar