2016/03/30

Notícias do Dia

As Finanças anunciam browsers suportados, deixando o Chrome e Edge de fora; como acabar com os avisos do upgrade para o Windows 10; a Sony prepara uma PlayStation 4.5 com suporte 4K; a apps desaparecem da App Store quando o developer deixa de pagar; e as Progressive Web Apps mostram o futuro das web apps fora do browser.

Continuamos a oferecer promocodes do McAfee Total Protection; temos um novo fundo de gadgets que este mês é dedicado ao iPhone SE; o nosso meeting mensal é já este sábado e finalmente, já de seguida, as notícias do dia.


Amazon proíbe a venda de cabos USB-C não certificados



Ter estourado um Chromebook Pixel devido a um cabo USB Type-C falsificado "compensou". O engenheiro da Google que se tem dedicado a testar cabos USB para validar os que são seguros, conseguiu fazer com que a Amazon passe a proibir a venda de cabos USB Type-C que não estejam certificados.

Isto não é garantia absoluta de que as lojas associadas não continuem a vender cabos duvidosos, mas dá peso legal às reclamações que puderem daí advir e facilitar a remoção de todos os produtos e comerciantes que não seguirem as regras.


71% das pessoas acha que se devia encerrar a "Dark Web"



A sociedade muito gosta de "bichos papões", e actualmente isso parece estar a ser personificado pela Dark Web, uma rede que tentar garantir o anonimato dos seus sites e respectivos utilizadores, e que tem sido conotada com o comércio ilegal e pedofilia. Segundo um estudo, 71% das pessoas acha que a Dark Web devia ser encerrada - mas como sempre, estamos perante mais um caso onde se tentar culpabilizar a tecnologia/ferramentas pelo uso que lhe é dado pelas pessoas.

Esperemos não estar a caminhar em direcção a um futuro onde estes 71% dêem por si a necessitar de usar estas mesmas ferramentas para terem alguma privacidade...


npm retira opção de remoção de módulos



Depois do caos causado pela simples remoção de 11 linhas de código javascript de um módulo no package manager npm, o serviço altera as regras e passa a impedir que sejam removidos módulos publicados há mais de 24h, para tentar garantir a estabilidade do serviço e de todos os projectos que dependam desses mesmos módulos.

Resta agora saber como é que os developers irão reagir a estas alterações...


MS Build começa arranca... agora mesmo



Está a começar neste preciso momento mais uma conferência Build da Microsoft, onde iremos ficar a conhecer as novas tecnologias em que a empresa tem estrado a trabalhar, e que deverão ir chegando ao mercado ao longo do ano. Esperemos que o HoloLens tenha lugar de destaque e nos mostre ainda mais das suas potencialidades... :)


Sony prepara serviço de streaming de filmes 4K



Bem a propósito dos rumores de uma nova PlayStation 4K, eis que a Sony se prepara para lançar um serviço de streaming de filmes 4K chamado Ultra, mas curiosamente só para venda e não para aluguer.

... Considerando que nos serviços de streaming os conteúdos acabam por estar dependentes da disponibilidade e existência do serviço, interrogo-me sobre se não será um "aluguer disfarçado de venda" - veremos, quando eventualmente o serviço se tornar obsoleto e/ou for descontinuado, e que recomendação darão aos utilizadores para descarregas os potenciais terabytes de filmes que tenham acumulado.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

3 comentários:

  1. O anonimato não é um direito cívico, é uma artificialidade criada pela tecnologia. As relações humanas não estão tradicionalmente habituadas a lidar com ela assim como as instituições. Ela pode ser tentada pelos indivíduos e não é por não ser permitida que não possa ser tentada, vejam-se os vários casos de usurpação de identidade. Agora, esperar que a Internet passa ser um limbo para onde criminosos possam encontrar refúgio com a justificação da privacidade... Quem quer privacidade pode consegui-la, mas não com a facilidade de hoje em que 71% do volume de dados não possa ser registado ou identificado. É que ao contrário do que vejo muita gente apregoar, os direitos cívicos só podem ser garantidos onde possa ser dada margem de acção ao poder judicial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o anonimato existe há *muito* tempo. Mensagens anónimas, votos anónimos, etc. são coisas que acompanham a sociedade "desde sempre". O que se passa com a tecnologia é que se torna cada vez mais difícil permanecer "anónimo", sendo que o potencial para abuso de toda a informação recolhida é (infelizmente) elevado - e basta olhar para as revelações de Edward Snowden para se ficar com uma pequena ideia disso.

      De resto, não te preocupa que isso que referes seria subscrito na íntegra pela nossa antiga PIDE? Ou que seja aquilo que se passa na China, onde mais de mil milhões de pessoas não podem aceder directamente a informação considerada "indesejada" pelo Governo, e onde um comentário distraído pode colocar um cidadão na cadeia?

      É que, isso que dizes só se aplica quando, por acaso, os teus ideais se alinharem com aquele do dito poder judicial/governamental... se não for o caso, as coisas rapidamente mudam de figura.

      Eliminar
    2. Uso o TOR Browser regularmente e não é para cometer qualquer tipo de crime.
      Tal como a Internet "visível" é apenas a ponta do icebergue, os indivíduos que usam a Dark Web para fins ilícitos são apenas a minoria.

      Eliminar