2016/03/04

Notícias do Dia

Facebook impede links para sites concorrentes no Instagram; os Oculus Rift só chegarão aos Macs se a Apple criar um "computador decente" para VR; o muito aguardado jogo No Man's Sky chega em Junho; temos blocos de oomadas modulares Youmo no Kickstarter; e o Play é um site de torrents sem servidor central.

Seguem-se as notícias do dia, mas não deixes de responder à pergunta de hoje do passatempo que te pode valer um exemplar dos livros Javascript 6 da FCA que tempos para oferecer.

Amazon remove encriptação dos Fire Tabets




Enquanto a Apple vai enfrentando o FBI defendendo a necessidade de encriptação e ausência de backdoors, do lado da Amazon a aposta parece ir no sentido oposto. Na actualização para o Fire OS 5 os utilizadores são informados de que os seus Fire Tablet deixarão de suportar encriptação, sem quais quer explicações adicionais.

Não é que não apreciemos a possibilidade de poder optar por não ter os dados encriptados (especialmente nos casos em que isso tem impacto significativo no desempenho - como acontecia nos Nexus 6), mas dizer que simplesmente se deixa de ter encriptação não deixará de ser muito estranho nesta altura.

Actualização: já temos explicação... a Amazon diz que os utilizadores não usam encriptação.


Boeing cria WC para aviões que se auto-esteriliza com UV



Manter a higiene numa casa de banho nem sempre é simples, especialmente no caso de aviões em voos intercontinentais. Para tentar minimizar o problema, a Boeing criou um WC que é capaz de se auto-esterilizar usando UV após cada utilização.

Se já estão a imaginar uma cena à filme Final Destination, em que um passageiro lá fique preso durante um ciclo de limpeza, importa referir que o sistema tem sensores que impedem que tal aconteça enquanto alguém estiver lá dentro - e mesmo que isso falhasse, tratam-se de raios UV que matam germes mas não deverão ter impacto nocivo em pessoas. (Mesmo assim, se virem as luzes a ficarem azuis... já sabem que não é por o avião ter entrado em modo discoteca!)


Skydio mostra drone que se desvia de obstáculos


Para que no futuro se possa ter um drone que nos siga automaticamente, é necessário criar tecnologia que garanta que o mesmo não se irá espetar contra uma árvore (ou, pior ainda, uma pessoa). A DJI diz que o seu novo Phantom 4 já terá essa capacidade, mas a Skydio diz também já ter um sistema idêntico, capaz de funcionar até em situações complicadas, como passar pelo meio de árvores.





Astronauta que passou um ano no espaço ficou 5cm mais alto



Scott Kelly fez parte de uma experiência única, passou um ano em órbita na ISS enquanto que o seu irmão gémeo ficou em terra, servindo como referência para se avaliar o impacto da ausência de gravidade durante longos períodos de tempo (e que será essencial saber, para futuras missões espaciais de longa duração). Para já, ficamos a saber que Scott Kelly regressou à Terra e poderia olhar para o seu irmão de cima para baixo, pois regressou com mais 5cm de altura.

Uma diferença que irá desaparecer à medida que o seu corpo se for re-habituando à gravidade terrestre... mas se quiserem mesmo ficar mais altos, já sabem: é só passarem um ano longe da gravidade do nosso planeta. :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)