2016/03/15

Sulon Q são óculos VR que dispensam cabos e PC externo


Os sistemas de realidade virtual ainda têm um longo caminho pela frente, mas o Sulon Q vai-se aproximando desse futuro, dispensando os cabos e um PC externo.

O aspecto dos Sulon Q é em tudo idêntico ao de outros óculos VR (como os Oculus Rift ou os HTC Vive) só que, ao contrário destes, o Sulon Q é um sistema completamente integrado e autónomo que pode funcionar tal como está, sem necessidade de um poderoso PC adicional e dos cabos que nos ligam a ele.

A nível técnico o Sulon Q não está mal servido, recorrendo a um ecrã OLED (2560x1440) e CPU AMD (FX-8800P com GPU Radeon R7) capaz de correr Windows 10, e até recorrendo a vários truques - spatial redirection - para nos enganar e fazer-nos acreditar que estamos a caminhar num espaço maior do que aquele em que nos encontramos na realidade. Também simpático é a presença de câmaras integradas, que lhe permitem funcionar em modo AR (Realidade Aumentada) onde continuamos a ver o mundo real, com elementos virtuais sobrepostos.

Muito mais interessante do que ter sistemas com cabos que nos prendem os movimentos... mas, o facto de não terem sequer mencionado o preço faz suspeitar que o mesmo não seja ainda muito amigo das carteiras dos consumidores.



2 comentários:

  1. Já para não falar que ter um micro computador encostado á cabeça (atrás) não me faria sentir muito seguro porque pode emitir radiações perigosas!

    ResponderEliminar