2016/03/22

Vizio reinventa televisores e telecomandos usando um phablet Android


A Vizio não é uma marca muito popular por cá, mas nos EUA é uma daquelas marcas que normalmente oferece produtos topo de gama a preços super-atractivos; e agora mostra que consegue inovar em áreas que os restantes fabricantes televisores têm descurado: como os "tele-comandos".

Os televisores passaram de caixotes a ecrãs planos ultra-finos e com resolução sempre crescente, mas a nível dos controlos remotos as coisas têm-se mantido praticamente inalteradas. Sim, há marcas que têm explorado coisas como comandos com microfone para dar comandos por voz, ou usando reconhecimento dos gestos feitos no ar... mas na maior parte dos casos, os tele-comandos têm apenas aumentado progressivamente o número de botões, até se chegar a um ponto em que alguns fabricantes fornecem um tele-comando secundário, simplificado, apenas com os botões essenciais para o uso no dia a dia.

Agora, numa altura em que se podem comprar smartphones de luxo a 100 euros, a Vizio reinventa o tele-comando e mostra-nos aquilo que poderá ser o futuro dos televisores e respectivos comandos.

Em vez de um comando cheio de botões ou com funcionalidades avançadas que não se revelam práticas, a Vizio optou por recorrer a um phablet como comando para os seus novos televisores (um Android de 6") que pode ser usado para controlar todos os aspectos dos televisores. Televisores que também integram um Chromecast integrado, permitindo-lhe receber conteúdos de qualquer dispositivo compatível, ou do seu próprio "comando", claro está. E nem sequer a parte da comodidade ficou esquecida, com o "comando" a ter direito a carregamento wireless assim que é pousado na sua base.

É uma aposta que poderá resultar bastante nem a longo prazo, mais do que a dos seus concorrentes, que terão que lidar com um número crescente de modelos que terão que manter actualizados ao longo dos anos. Com esta táctica, a Vizio liberta-se da complicada tarefa de suportar todo um conjunto de apps nos seus televisores. Sempre que os respectivos developers actualizarem as suas apps Android ou iOS, com suporte para Chromecast, os utilizadores poderão desfrutar delas automaticamente no seu televisor Vizio.

Vamos lá ver se há mais fabricantes que optarão por esta táctica... e quem é que terá razão, daqui por uns anos.


3 comentários:

  1. Desde que não venha com as limitações geográficas, que quando compras a tv só consegues aceder a meia duzia de apps, porque as outras não estão disponíveis no país...

    ResponderEliminar
  2. Ate que acho interessante mas parece me que nunca deviam deixar de ter a hipótese de se adquirir o comando tradicional pois para os invisuais este comando táctil iria se tornar em mais um obstáculo difícil de ultrapassar no seu dia a dia

    ResponderEliminar
  3. Independentemente das invenções e tecnologias que ponham nas televisões nada me irá surpreender mais do que ter emissões adequadas às resoluções mais elevadas e de nunca mais ter de usar uma porcaria de uma box...

    ResponderEliminar