2016/03/17

Waze diz quando se tem que sair para chegar ao destino à hora certa


O Waze ganhou uma nova funcionalidade que permitirá evitar atrasos de última hora, deixando que os utilizadores planeiem uma rota dizendo a que horas querem chegar ao destino.

Os utilizadores que usem o calendário do Google para eventos geolocalizados certamente já terão visto surgir os cartões do Google Now que recomendam que está na hora de se porem a caminho. Os que deram acesso ao calendário no Waze também verão essas recomendações, mas aquela que agora foi adicionada é ligeiramente diferente (mas igualmente útil).

Por norma, a introdução de um destino numa app de navegação é algo que é para ser feito no momento, e que nos indicará o tempo previsto de chegada. Com o novo Planned Drives do Waze inverte-se o processo, dizendo a que horas se quer chegar ao destino, e deixando que seja o Waze a dizer-nos a que horas deveremos sair - e apresentando também um gráfico que permitirá avaliar as condições habituais de trânsito em diversas horas/dias, para melhor se planear o percurso (por vezes, uma diferença de 15 minutos é tudo o que basta para fazer um trajecto sem trânsito, ou ficar parado em filas de trânsito sem fim.)

Na prática, acaba por ser algo idêntico a criar um evento com geo-localização e acessível no Waze... mas sem necessidade de marcar eventos ou mexer em calendários (e com a funcionalidade adicional de nos permitir investigar as condições de trânsito e poder ajustar a hora de chegada/partida em função disso.)

Por agora estes percursos planeados estão disponíveis no Waze para iOS, estando prometida a sua chegada ao Android em breve.

4 comentários:

  1. Creio que já estão disponíveis no Android; pelo menos já me perguntou várias vezes pela localização de um evento, para me dizer quando devo sair. Mas, por outro lado, tenho eventos com localização, e ainda não me avisou para nenhum deles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São coisas diferentes, isso dos eventos já existia há algum tempo. Agora é uma nova opção que permite planear antecipadamente a rota para chegar ao destino à hora pretendida

      Eliminar
  2. Ainda que seja um pouco offtopic, é de mim ou com a reformulação da app deixou de ser possível inserir alertas para o sentido contrário ao da marcha? (deixou de aparecer o botão para tal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver o último parágrafo aqui: http://abertoatedemadrugada.com/2016/03/waze-40-remodelado-chega-ao-android.html

      :)

      Eliminar