2016/03/30

Windows 10 vai ter Ubuntu integrado


Ainda bem que a Microsoft não fez este anúncio no próximo dia 1 de Abril, ou ninguém acreditaria: o Windows 10 não só vai ter a linha de comandos usada em Linux, como vai ter Ubuntu integrado no próprio sistema!

Na BUILD 2016 a Microsoft confirmou os rumores, e para muitas pessoas foi o equivalente ao inferno ter congelado. O Windows 10 vai ter direito ao bash, que será mais conhecido por ser a shell (linha de comandos) mais popular nos sistemas Linux mas, ainda mais importante e significativo, o Windows 10 vai passar a ter... Ubuntu.

A Microsoft fez questão de referir que não se trata de uma máquina virtual a correr Ubuntu - que será a opção mais utilizada actualmente para quem o quer fazer - nem sequer de programas recompilados para correrem em Windows; mas sim de executar nativamente o Ubuntu e todos os seus programas. Uma novidade que certamente estará relacionada com a descoberta de um subsistema Linux numa build recente do Windows 10, mas que se pensava que diria respeito apenas à plataforma mobile e a falada compatibilidade com apps Android.

Actualização: uma explicação um pouco mais técnica sobre como se tem Ubuntu no Windows 10, e basicamente é um "Wine" em sentido inverso, que adapta chamadas do sistema Linux em versões equivalentes do Windows.

Bem sabemos que a Microsoft quer transformar o Windows 10 num sistema universal... o que não se imaginaria é que essa universalidade viesse também a incluir sistemas Linux. A grande pergunta que se coloca é: será este o princípio do fim do Windows... ou um primeiro passo que pode vir a ameaçar os sistemas Linux?

10 comentários:

  1. Não sejas assim, carlos.. o inferno não congelou... foi mergulhado em nitrogénio liquido!!!
    parafraseando Neil Armstrong, "um pequeno passo para um SO, um salto de gigante para os sysadmins"

    ResponderEliminar
  2. Hell Yeah! Já estou a imaginar as possibilidades que isto vai trazer, é toda uma nova realidade, muito bom mesmo...

    ResponderEliminar
  3. Conheço a Microsoft desde que nasceu, e esta será a primeira vez que a vejo realmente a inovar...
    Fiquei pasmado. Veremos...

    ResponderEliminar
  4. Conheço a Microsoft desde que nasceu, e esta será a primeira vez que a vejo realmente a inovar...
    Fiquei pasmado. Veremos...

    ResponderEliminar
  5. Será que vou voltar a usar Windows? :)

    ResponderEliminar
  6. Isto não foi previsto pelo Nostradamus?!?!?

    ResponderEliminar
  7. Qual é o interesse prático disto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para nós, conseguir correr apps de linux no windows sem ports manhosos. Muitas vezes muito superiores Para a msft, tentar evitar q o windows se torne num sistema de nicho ( gamers, empresas c software antigo etc) . claro q ainda tem quota enorme.

      Eliminar
  8. Que notícia curiosa. A Microsoft sobe mesmo muito na minha consideração...
    Atualmente, o Linux domina claramente os servidores da web. Com esta iniciativa, as "regras" irão certamente ter que ser repensadas.

    Mas verdade seja dita que ou a Microsoft fazia alguma coisa ou o Windows corria o sério risco de se tornar num sistema operativo muito pouco relevante.
    (Hoje em dia já se faz quase tudo com o Android e até com o próprio Ubuntu.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repensadas porquê? enquanto não tiver um kernel *nix como fez a Apple continua a ser o que é.

      Eliminar