2016/04/13

Ecrã azul do Windows vai ter QR code para facilitar pesquisas


Da próxima vez que virem um Blue Screen of Death (BSOD) do Windows, poderá ser suficiente apontar o smartphone para o ecrã, e dar uso ao QR code para descobrir informação sobre o problema.

A Microsoft quer que o Windows 10 seja o Windows mais amigável de sempre, e parece estar decidido a fazê-lo até quando algo corre (muito) mal e se vê surgir no ecrã os já característicos ecrãs azuis. Actualmente, quando isso acontece, o passo mais provável é pegar no smartphone e tentar pesquisar pelo código de erro (ou reiniciar e esperar que o problema tenha desaparecido sem se querer perceber como).

Mas, introduzir um longo código numérico ou uma descrição críptica não é a coisa mais agradável de se fazer, e daí a MS estar a preparar-se para apresentar um QR code que facilite essa pesquisa. Continuará a estar presente um código em texto sobre o erro que permitirá fazer a pesquisa à moda antiga, para quem não quiser dar uso ao QR code - mas... poderá muito bem ser um dos usos mais úteis dos QR codes até ao momento.

... De qualquer forma, esperemos que seja uma daquelas funcionalidades a que nunca se tenha que dar uso! :)

1 comentário:

  1. Pergunta não tão parva quanto parece: em qualquer uma das plataformas mobile (que suponho que seja o único target desta modificação) ainda continua a ser preciso apps "third-party" para conseguir ler QRCodes, certo?

    ResponderEliminar