2016/04/15

Erro num script apaga empresa de hosting da internet


Grande parte das pessoas que utiliza um computador já terá passado pela situação de apagar algo inadvertidamente, que depois tenta recuperar de todas as formas possíveis. Mas o caso torna-se mais complicado quando acidentalmente se apaga todos os dados de uma pequena empresa de hosting na internet.

Actualização: afinal parece que não passou de uma mentira...

Marco Masala deverá ser um dos informáticos mais infelizes do momento, ao ter eliminado a sua empresa de hosting com um simples erro num script que, ainda por cima, deveria ser responsável por fazer as cópias de segurança. Marco terá pedido ajuda no popular forum Server Fault do Stack Exchange, sobre como recuperar dados de um dos mais "temíveis" comandos: rm -rf.

Só que as respostas não foram propriamente as que esperava, com grande parte delas a dizer que o melhor seria contactar um advogado e se mentalizar para aguentar as reclamações dos mais de 1500 clientes da sua empresa, que viram os seus sites desaparecer de um momento para o outro, com todos os dados a eles associados. Tratando-se de uma empresa de hosting, imaginar-se-ia que Masala teria backups desses dados, e de facto tinha. O problema é que, como o erro aconteceu no script de backup, a eliminação afectou também as máquinas que guardavam esses backups - o que de facto comprova que, para todos os efeitos, Masala terá mesmo apagado toda a sua empresa devido a um simples erro.

Embora nos possamos sentir solidários com ele, há que relembrar que quem se aventura neste tipo de serviço deveria ter soluções de backup bem mais eficientes e que salvaguardassem casos como este. Como frequentemente se costuma dizer, ter um disco externo ligado ao computador não constitui um "backup" - pois um erro deste tipo, ou até um ransomware, poderá apagar ou encriptar os próprios backups e inviabilizar a sua utilização. Se num caso "doméstico" isso já seria suficiente para apostar em formas de backups mais seguras, num caso de utilização profissional isso deveria ser absolutamente indispensável.

Fica o alerta, para que se possa aprender com os erros dos outros... e tentar evitar que da próxima vez sejam os nossos erros a servir de lição

6 comentários:

  1. File scavenger e recupera tudinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se tiver versão para Linux.

      Eliminar
    2. Não é necessário, funciona em windows e sim recupera ext4 é de longe o melhor recuperardor de ficheiro que já usei (inclusive depois de formatar)

      Entretanto é peta:
      http://pplware.sapo.pt/informacao/homem-apaga-toda-a-empresa-da-internet-por-acidente-e-mentira/

      Eliminar
  2. Ao que parece, a noticia foi uma "brincadeira". http://www.repubblica.it/tecnologia/2016/04/15/news/cancella_l_azienda_per_sbaglio_la_disavventura_tecnologica_di_marco_marsala-137693154/?ref=twhr&timestamp=1460722285000&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar