2016/04/05

Facebook passa a descrever automaticamente as fotos para quem não as pode ver


Os utilizadores invisuais vão gostar da mais recente funcionalidade do Facebook, que tenta identificar automaticamente as fotos e lhes adiciona uma descrição em texto para maior acessibilidade.

A ideia de que uma imagem vale por mil palavras é muito bonita, mas assume desde logo que todos a podem ver. Para quem não vê, uma imagem é um autêntico buraco negro que lhe rouba a percepção daquilo que se quer transmitir.

Com o automatic alt text, que se estreia hoje na actualização do Facebook para iOS mas que rapidamente deverá chegar à versão Android e à web, o Facebook dá uso à inteligência artificial para reconhecer aquilo que está numa foto e criar uma descrição automatizada em texto. Como sempre, nada nos garante que a coisa seja 100% fiável, e por isso mesmo o FB diz cuidadosamente que "a imagem poderá conter" os elementos que forem detectados, mas assim evita chatices caso o sistema detecte algo completamente absurdo numa foto.

Ainda assim, os resultados são surpreendentemente positivos e válidos para a maioria das situações, e serão certamente de extrema utilidade para todos os utilizadores com visão reduzida ou inexistente. Próximo passo: aplicar esta tecnologia aos vídeos, e criar descrições automatizadas daquilo que se está a passar! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)