2016/04/13

Facebook também aposta nos chat bots


Depois da Microsoft nos ter mostrado os seus planos para um futuro cheio de bots, também o Facebook reforça esta tendência... o que não será surpresa nenhuma.

Com o Facebook Messenger e o WhatsApp a lidarem com 60 mil milhões de mensagens por dia, não admira porque tantas empresas estão interessadas em apostar nas apps de mensagens como plataformas para serviços adicionais - à semelhança do que já é feito na China.

A ideia passa por facilitar a criação de apps e assistentes digitais que podem interagir com os utilizadores de forma natural, de modo a que se possa utilizar a o serviço de mensagens para fazer muito mais do que comunicar com os amigos.


Assim, em vez de se telefonar para um serviço para fazer algo como uma reserva num hotel ou restaurante, ou ter que saltar até ao seu site ou app específica, bastará "falar" com o chat bot respectivo, para tratar de tudo sem ter que sair da app de mensagens.

Parece-me uma aposta com sucesso garantido, embora por outro lado isso também já esteja a ser visto como o "fim dos call centers". Coisa que, não me parece que aconteça a curto prazo, sendo mais provável que estes serviços migrem para soluções híbridas, onde os assistentes digitais poderão tratar de todos os casos mais genéricos e simples, deixando que os operadores humanos tratem apenas com as excepções que escapam às capacidades dos chat bots.

... Uma coisa é certa, para onde quer que se olhe... vamos ter chat bots por todos os lados! :)

1 comentário: